Imprensa
PAUTAS PRIORITÁRIAS

Comitê Jurídico da CACB realiza primeira reunião do ano

Na pauta, temas que serão prioritários para o Sistema CACB em 2023

13 de janeiro de 2023 às 16:41


O Comitê Jurídico da CACB realizou, nesta quinta-feira (12), sua primeira reunião do ano, visando discutir assuntos de relevância para os empresários brasileiros. Na ocasião, o vice-presidente da Confederação e coordenador do Comitê, Anderson Trautman Cardoso, fez uma rápida retrospectiva de 2022, ano em que, segundo a avaliação do grupo, o trabalho resultou em importantes ações.

“Debatemos a reforma tributária, com a presença de convidados importantes. Atuamos junto ao Congresso Nacional em diversos projetos relevantes, além de contribuirmos na elaboração e apresentação de pleitos para o evento Diálogos com os Presidenciáveis, realizado pela Unecs. Em 2023, queremos ampliar as conquistas e consolidar ainda mais nossa atuação”, destacou.

A União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), da qual a CACB é integrante, participou da reunião, representada pela responsável pelas relações Institucionais e Governamentais da entidade, Vanessa Lany, que apresentou as principais pautas do setor de comércio e serviços para este início de ano.

Entre os destaques, estão os PLPs 178/2021, que trata da simplificação das obrigações acessórias; 108/2021, que trata da ampliação do teto do Simples Nacional; e o 127/2021, que altera o Estatuto da MPE em prol de acabar com o subteto do Simples Nacional.

Vanessa lembra que estes são temas que já vêm de 2022 e que novas pautas devem entrar no radar da Unecs em breve, já que haverá troca de bastão na Presidência da entidade.

O diretor-executivo da Action Relações Governamentais, João Henrique Hummel, fez uma contextualização do trabalho realizado pela Frente Parlamentar de Comércio e Serviços (FCS), desde a sua constituição, e falou da importância de se aproximar dos parlamentares neste momento, em que o governo não tem base necessária para ter maioria de votos na Câmara e no Senado, o que amplia as possibilidades de negociação entre o Legislativo e o Executivo.

Para 2023, estão no radar do Comitê Jurídico da CACB temas como as reformas administrativa, tributária e do Código Comercial; PERT; Difal/ICMS; aumento do limite do lucro presumido; Lei de Arbitragem; Sistema Eletrônico dos Registros Públicos – SERP; entre outros.

De imediato, o grupo deve trabalhar em torno de pautas como a MP 1147/22, a Portaria 11266/22 e a IN 2114/22, que alteram o texto original do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, instituído pelo governo federal para minimizar os impactos da pandemia no setor. Entre as alterações, estão a redução das atividades listadas no Perse e a exclusão de empresas do Simples Nacional do programa.

Outro tema tido como emergencial é a ADI 1625, em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF), em que se questiona a constitucionalidade do Decreto Federal nº 2.100/96, que denunciou a Convenção nº 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), aprovada e promulgada pelo Decreto Legislativo nº 68/92 e pelo Decreto Federal nº 1.855/96. A CACB atuará junto ao STF e ao Congresso Nacional para que não haja prejuízos para os empresários brasileiros.

A próxima reunião do Comitê acontece no dia 06 de fevereiro.

Últimas Notícias

Ao Brazil Economy, presidente da CACB defende Reforma Administrativa Ao Brazil Economy, presidente da CACB defende Reforma Administrativa
Na mídia 13 de maio de 2025 às 16:32

Ao Brazil Economy, presidente da CACB defende Reforma Administrativa

CACB vai capacitar empresas brasileiras em práticas sustentáveis CACB vai capacitar empresas brasileiras em práticas sustentáveis
Economia verde 13 de maio de 2025 às 14:38

CACB vai capacitar empresas brasileiras em práticas sustentáveis

Como funcionam os treinamentos para entidades que aderem à Central de Rede  Como funcionam os treinamentos para entidades que aderem à Central de Rede 
Serviços 13 de maio de 2025 às 13:35

Como funcionam os treinamentos para entidades que aderem à Central de Rede 

Renascer Mulher: moda, maternidade e empreendedorismo fortalecem a presença feminina no coração de Brasília Renascer Mulher: moda, maternidade e empreendedorismo fortalecem a presença feminina no coração de Brasília
CMEC 13 de maio de 2025 às 12:12

Renascer Mulher: moda, maternidade e empreendedorismo fortalecem a presença feminina no coração de Brasília

Cursos da FAC-SP conquistam nota máxima do Ministério da Educação Cursos da FAC-SP conquistam nota máxima do Ministério da Educação
Formação 12 de maio de 2025 às 16:15

Cursos da FAC-SP conquistam nota máxima do Ministério da Educação

Centro Empresarial Flores da Cunha participa do Empreender Centro Empresarial Flores da Cunha participa do Empreender
Associativismo 9 de maio de 2025 às 15:29

Centro Empresarial Flores da Cunha participa do Empreender

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel