Imprensa
MERCADO DE TRABALHO

Comércio e Serviços geram o maior número de empregos formais em abril

Foram criados mais de 184 mil postos, o que representa 71% do total. Presidente da CACB alerta que alta do IOF vai prejudicar esses setores

29 de maio de 2025 às 10:40

De janeiro a abril, Comércio e Serviços criaram 541 mil postos de trabalho formais. Foto: banco de imagem

O setor de Serviços foi o principal responsável pela geração de empregos formais no Brasil em abril, com a criação de 136.109 vagas, um crescimento de 0,58%. Já o Comércio foi o segundo maior gerador de empregos formais no mês passado, com a criação de 48.040 postos de trabalho, uma elevação de 0,45%. Os dois setores somam 184 mil vagas ocupadas, que representam 71% do total de 257.528.

No acumulado do ano, de janeiro a abril, os setores de Comércio e Serviços criaram 541 mil postos de trabalho formais. Os dados constam do relatório de estatísticas mensais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait, alerta para o risco que a alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pode causar aos setores de Comércio e Serviços, os que mais geram emprego e pagam impostos.

“Quem pagará essa conta do aumento do IOF? Somos o setor que mais emprega no país e o empresário, principalmente o da pequena e média empresa, que mais depende de crédito, o trabalhador, o consumidor. Em outras palavras, o Brasil real”, enfatiza.

Na avaliação de Cotait, essa medida do governo federal demonstra o desprezo pelo setor produtivo. “É inadmissível que, diante de uma crise fiscal anunciada, o caminho escolhido seja o mais fácil e o mais injusto. O empresariado brasileiro, já sobrecarregado, é novamente chamado a pagar a conta de um Estado inchado, ineficiente e perdulário”, reforça.

 Sobre a CACB

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é uma organização multissetorial que representa 27 federações estaduais e mais de 2.300 associações comerciais e empresariais, reunindo mais de 2 milhões de empresários em todo o país. Fundada em 1811 com a criação da Associação Comercial da Bahia, a CACB é a entidade de representação empresarial mais antiga das Américas. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento econômico do Brasil, promovendo o associativismo e apoiando micro, pequenas, médias e grandes empresas de todos os setores da economia.

Comércio e Serviços somam 184 mil vagas ocupadas, que representam 71% do total de 257.528. Foto: banco de imagem

Últimas Notícias

IDV e FAC/SP firmam parceria para qualificação profissional no varejo IDV e FAC/SP firmam parceria para qualificação profissional no varejo
FORMAÇÃO 10 de agosto de 2026 às 14:02

IDV e FAC/SP firmam parceria para qualificação profissional no varejo

É HOJE: Painel que monitora despesas públicas será lançado pela CACB e CNA na Câmara dos Deputados É HOJE: Painel que monitora despesas públicas será lançado pela CACB e CNA na Câmara dos Deputados
AVISO DE PAUTA 7 de agosto de 2026 às 12:10

É HOJE: Painel que monitora despesas públicas será lançado pela CACB e CNA na Câmara dos Deputados

CACB apresenta panorama das despesas públicas nas cinco regiões brasileiras CACB apresenta panorama das despesas públicas nas cinco regiões brasileiras
GASTO BRASIL 6 de agosto de 2026 às 16:37

CACB apresenta panorama das despesas públicas nas cinco regiões brasileiras

CACB e Supera Sistemas apresentam parceria para aprimorar gestão de federações e associações CACB e Supera Sistemas apresentam parceria para aprimorar gestão de federações e associações
SOLUÇÕES EMPRESARIAIS 6 de agosto de 2026 às 16:18

CACB e Supera Sistemas apresentam parceria para aprimorar gestão de federações e associações

Data deve impulsionar vendas e fortalecer o comércio de rua em 2026 Data deve impulsionar vendas e fortalecer o comércio de rua em 2026
DIA DOS PAIS 6 de agosto de 2026 às 15:04

Data deve impulsionar vendas e fortalecer o comércio de rua em 2026

Gasto Brasil é destaque no Correio Braziliense Gasto Brasil é destaque no Correio Braziliense
NA MÍDIA 6 de agosto de 2026 às 10:55

Gasto Brasil é destaque no Correio Braziliense

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel