Imprensa
Representatividade

Com presença em mais de 70% dos municípios, Faciap reforça papel estratégico do associativismo no Paraná

Após mais de uma década de mobilização, Furlan cobra reconhecimento nacional ao trabalho das associações comerciais em defesa do empreendedorismo

27 de junho de 2025 às 09:48

Foto: Tauan Alencar

Com presença em mais de 70% dos municípios do Paraná, o sistema do associativismo comercial e empresarial é peça-chave no progresso do Estado.

Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná (Faciap), Flávio Furlan defende a criação do Dia Nacional do Associativismo como forma de dar visibilidade a um movimento que transforma realidades locais e impulsiona o desenvolvimento econômico do país.

Segundo Furlan, enquanto o cooperativismo já celebra há anos sua importância com ações nacionais durante uma semana inteira, o associativismo ainda luta para conquistar seu espaço institucional. “Nós do associativismo estamos pleiteando essa data há mais de uma década. Agora, com o apoio da CACB e do presidente Alfredo Cotait, estamos conseguindo avançar”, declara.

No Paraná, o associativismo tem forte presença: são 296 associações comerciais ativas, presentes em mais de 70% dos municípios do estado. “Onde existe uma associação comercial bem organizada, você encontra uma sociedade próspera e desenvolvida economicamente”, afirma Furlan.

Para ele, com a oficialização do dia 15 de julho, data da fundação da primeira associação comercial do Brasil, na Bahia, como Dia Nacional do Associativismo, haverá ações de conscientização nas escolas e na sociedade sobre a importância de se associar e de construir representatividade por meio da sociedade civil organizada.

“Juntos somos mais fortes. Pode parecer um chavão, mas é a grande verdade. O associativismo já construiu muito, especialmente no Paraná, e precisa ser ainda mais desenvolvido em outras regiões do país”, reforça.

Últimas Notícias

CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1 CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1
NA MÍDIA 21 de agosto de 2026 às 17:27

CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1

Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB
ORIENTAÇÃO 20 de agosto de 2026 às 16:10

Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB

Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis
ELEIÇÕES 2026 19 de agosto de 2026 às 17:20

Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis

CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment
NA MÍDIA 19 de agosto de 2026 às 11:51

CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment

Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos
ELEIÇÕES 2026 18 de agosto de 2026 às 17:28

Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos

CACB participa de realização de debate com presidenciáveis CACB participa de realização de debate com presidenciáveis
AVISO DE PAUTA/ELEIÇÕES 17 de agosto de 2026 às 11:48

CACB participa de realização de debate com presidenciáveis

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel