Imprensa
MPEs

Com crise, microfranquia ganha espaço em comunidades de baixa renda

12 de setembro de 2016 às 11:02

Com a crise econômica e fechamento dos postos de trabalhos, muitos brasileiros têm recorrido a outras alternativas para garantir a renda. E nesse cenário, as chamadas microfranquias ganharam espaço nas comunidades com menor poder aquisitivo.

Há 15 anos, o vendedor Jorge Luís Linhares Madeira faz publicidade em carro de som na Rocinha, zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Depois de participar de um seminário, realizado na comunidade, ele se interessou pelo ramo da franquia.

“Eu não sabia que franquia era também para pequenos empreendedores, pensava que era coisa só de empresa grande”, disse.

Jorge Madeira fez treinamento durante uma semana em São Paulo e montou uma franquia no setor de propaganda em sociedade com um amigo, que colocou o investimento inicial de R$ 15 mil. A empresa já conquistou dez clientes. Jorge é dono de 40% do negócio, que funciona na própria comunidade.

O professor de história Higor Antônio da Silva abriu o mesmo negócio na comunidade da Maré, onde mora e dá aulas em cursos vestibulares, e espera crescer nos próximos dois anos. Ele já tem 44 clientes, com contrato de um ano de serviços. A meta é chegar até o final do ano com 80 clientes.

“É na crise que você faz a diferença. Sou uma pessoa corajosa. Comecei a colocar coisas em ação, estou experimentando coisas novas. Reconheço a crise que está acontecendo no nosso país, mas perdi o medo. Estou contente com os resultados e com a expectativa também”, disse, que planeja alcançar faturamento de R$ 150 mil por ano.

A característica desse modelo de negócio é investimento inicial pequeno, de até R$ 80 mil, e menos riscos para o interessado.

“A oportunidade de desenvolver negócios em franquia trabalhando em casa ou mesmo abrindo negócio dentro da comunidade ganha força. Porque, independente do formato do negócio ou até da própria rede, o consumidor interpreta o sistema de franquia como uma grande empresa”, disse o diretor de Inteligência de Mercado da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Claudio Tieghi.

Desempenho

Segundo Tieghi, as franquias em municípios menores ou bairros mais distantes se apresentam em lojas mais compactas ou unidades que oferecem um ‘mix’ de produtos, como os food trucks (caminhão de comida).

Conforme dados da associação, as franquias cresceram de 36,6%, em 2015, para 40% este ano em termos de presença nos municípios.

Pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que a receita do setor subiu 8,1% (sem a inflação) no segundo trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, alta de R$ 32,5 bilhões para R$ 35,1 bilhões.

As projeções para 2016 são faturamento maior entre 7% e 9%, com expansão em termos de unidades de 4% a 6%. Claudio Tieghi disse que o segundo trimestre funciona como um sinalizador de como será o ano. “Eu diria que o ‘franchising’ passou na prova no segundo trimestre encerrado e a gente tem perspectivas mais positivas no sentido de que ficaremos dentro do previsto em 2016”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Ao Brazil Economy, presidente da CACB defende Reforma Administrativa Ao Brazil Economy, presidente da CACB defende Reforma Administrativa
Na mídia 13 de maio de 2025 às 16:32

Ao Brazil Economy, presidente da CACB defende Reforma Administrativa

CACB vai capacitar empresas brasileiras em práticas sustentáveis CACB vai capacitar empresas brasileiras em práticas sustentáveis
Economia verde 13 de maio de 2025 às 14:38

CACB vai capacitar empresas brasileiras em práticas sustentáveis

Como funcionam os treinamentos para entidades que aderem à Central de Rede  Como funcionam os treinamentos para entidades que aderem à Central de Rede 
Serviços 13 de maio de 2025 às 13:35

Como funcionam os treinamentos para entidades que aderem à Central de Rede 

Renascer Mulher: moda, maternidade e empreendedorismo fortalecem a presença feminina no coração de Brasília Renascer Mulher: moda, maternidade e empreendedorismo fortalecem a presença feminina no coração de Brasília
CMEC 13 de maio de 2025 às 12:12

Renascer Mulher: moda, maternidade e empreendedorismo fortalecem a presença feminina no coração de Brasília

Cursos da FAC-SP conquistam nota máxima do Ministério da Educação Cursos da FAC-SP conquistam nota máxima do Ministério da Educação
Formação 12 de maio de 2025 às 16:15

Cursos da FAC-SP conquistam nota máxima do Ministério da Educação

Centro Empresarial Flores da Cunha participa do Empreender Centro Empresarial Flores da Cunha participa do Empreender
Associativismo 9 de maio de 2025 às 15:29

Centro Empresarial Flores da Cunha participa do Empreender

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel