CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / SÃO PAULO

Com ampla participação das ACs, vice-presidentes da Facesp são escolhidos durante assembleia on-line

A participação das ACs foi ampla, o que comprova a acertada decisão de utilizar a tecnologia neste processo

11 de fevereiro de 2021 - 11:08

As Associações Comerciais das Regiões Administrativas (RAs) do Vale do Ribeira/Baixada Santista (RA 05) e de Bauru (RA 12) escolheram em assembleias on-line, nesta quarta-feira (10/02), os vice-presidentes (VPs) regionais para o biênio 2021-2023. Esta foi a primeira vez que a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) realizou uma eleição virtual para a escolha de VPs.

A participação das ACs foi ampla, o que comprova a acertada decisão de utilizar a tecnologia neste processo. As assembleias, realizadas pela plataforma Zoom, tiveram altas taxas de comparecimento.

Na RA-05, das 16 Associações Comerciais inscritas, 15 estiveram presentes. Na RA- 12, das 16 entidades com inscrições prévias, 14 participaram.

Júpter Darwin Furkim (ACIA de Juquiá) foi o escolhido VP da RA-05, ante José Augusto Soares da Silva (ACE de Praia Grande). Na RA-12, José Antonio Silva (ACI de Lençóis Paulista), o Neno, saiu vitorioso no pleito que também teve Ariovaldo Ari Gabriel (ACE de Barra Bonita) como postulante.

“O número elevado de associações participantes comprovou que a decisão de promover a assembleia on-line foi acertada”, afirmou o superintendente-geral da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos. “Em um período de pandemia como este, jamais poderíamos oferecer risco, mesmo que mínimo, à saúde e ao bem-estar dos envolvidos”, ressaltou Natanael.

“Como já esperado, as eleições transcorreram muito bem. Garantimos toda segurança, participação, legalidade, transparência e o sigilo que um processo dessa envergadura exige”, afirmou o superintendente-geral.

As assembleias/eleições virtuais estão previstas em lei e já são amplamente realizadas, inclusive, pelo próprio Supremo Tribunal Federal (STF). A lei nº 14.030, de 28 de julho de 2020, e a Instrução Normativa DREI Nº 79, de 14 de abril de 2020, permitem que entidades associativas realizassem assembleias virtuais. A Facesp seguiu os referidos parâmetros legais destas legislações.

Presencial

Na RA-02 (Metropolitana ABC) a eleição foi presencial e também ocorreu nesta quarta-feira. Valter Moura (ACI de São Bernardo do Campo) será o próximo VP, em disputa contra Gerardo Pedro Sauter (ACIA de Ribeirão Pires).

Em 13 das 20 RAs da rede Facesp houve definição, por consenso, do próximo representante regional e, assim, não houve a necessidade de disputa. Em quatro regiões administrativas, a designação será de competência do presidente, por não ter havido indicação de nome por parte das ACs.

Fonte: Facesp

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311