1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / MULHER EMPRESÁRIA

CNME da CACB lança Observatório do Empreendedorismo

Lançado no dia Global do Empreendedorismo Feminino, grupo tem como objetivo realizar estudos e pesquisas que auxiliem na elaboração de projetos de auxílio à mulher empreendedora

19 de novembro de 2020 - 14:23

Um grupo de mulheres empresárias lançou nesta quinta-feira (19) o Observatório do Empreendedorismo da CACB, um grupo com o objetivo de traçar estudos, monitoramentos, pesquisas, programas, projetos e ações para a construção de diagnósticos das boas práticas.

De acordo com a presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME) da CACB, Tânia Rezende, as atividades realizadas pelo grupo servirão para a formulação de políticas e implementação de projetos e iniciativas para a agenda estratégica do empreendedorismo, com foco nas mulheres. “Queremos trazer cada vez mais a mulher para o mundo empresarial e, para isso, precisamos descobrir as barreiras que temos e de que forma podemos derrubá-las”, comenta.

O lançamento do Observatório foi feito na manhã de hoje, data em que se comemora o Dia Global do Empreendedorismo Feminino. Capitaneadas pela presidente do Conselho da Mulher Empresária do Distrito Federal (CEM-DF), Ivonice Campos, empreendedoras e autoridades participaram da videoconferência.

“A proposta é apresentarmos nos próximos dias à Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), o conceito inicial do projeto para que, a partir desta parceria, possamos construir as diretrizes de uma agenda estratégica às empresárias de todo o Brasil”, explica Ivonice.

“Sabemos que números são fundamentais para a construção de projetos e políticas públicas efetivas e tenho certeza de que esses dados vão enriquecer e nos auxiliar na construção de novos projetos. Acompanharei atentamente este trabalho”, declarou Cristiane Britto, líder da SNPM.

O presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Fernando Brites, parabenizou o trabalho e disse acreditar na atração de mais mulheres para o empreendedorismo. “Essa pedra fundamental que hoje se lança vai nos trazer resultados muito interessantes”, afirmou.

George Pinheiro, presidente da CACB, evidencia a importância do CNME para as empreendedoras brasileiras e diz o que espera do Observatório. “Através de articulações e parcerias com empresárias de todo o nosso Sistema de Associações Comerciais, esperamos contribuir para despertar competências e qualificar essas mulheres para enfrentarem os desafios econômicos do pós-pandemia. Um trabalho que certamente nos trará muito orgulho”, pontua.

Para a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania/DF), as mulheres precisam mesmo de apoio para empreender e para continuarem a fazer aquilo que querem. “Fazer com que elas tenham poder econômico para serem independentes e afastarem-se da violência doméstica. Contem comigo no Parlamento”, disse.

Já o deputado distrital Leandro Grass (Rede/DF) destacou a importância de projetos em prol das mulheres, que sempre se deparam com grandes desafios e precisam enfrentá-los. “E essa é uma luta que não é só delas. Nós, homens, precisamos estar ombro a ombro nessa luta”, Apontou.

Participaram da videoconferência diretoras de conselhos de mulheres empresárias de todo o país.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311