Imprensa
EVENTO

CMEC oferece oportunidades para empreendedoras fazerem negócios internacionais durante WeForum, no Rio

egunda edição de um dos maiores encontros globais de mulheres empreendedoras e CEOs ocorre nos dias 20 e 21 de março no Rio de Janeiro

6 de março de 2023 às 16:47

Com o objetivo de impulsionar o protagonismo e o fortalecimento econômico de mulheres, o CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura), a CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) e a WICCI (Women’s Indian Chamber of Commerce and Industry), oferecem a oportunidades para que elas façam negócios internacionais durante o 2º Women Entrepreneur Forum (WeForum), um dos maiores encontros globais de mulheres empreendedoras e CEOs.

O evento será realizado nos dias 20 e 21 de março, no Rio de Janeiro, e contará com a presença de empresárias e lideranças de diversos países que participarão no formato presencial e on-line.

“A união do CMEC com o WeForum tem como missão promover a interação, a conexão e a colaboração entre as mulheres de todo o mundo, para fortalecer a mentalidade empreendedora da mulher e possibilitar novas oportunidades de negócios”, afirmou a presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait.

“O fórum internacional também será uma grande oportunidade de geração e ampliação de negócios e investimentos. Vamos ter a chance de ouvir e debater, com as grandes líderes de mercado, temas como inovação e tecnologia, indústria, entre outros”, disse a diretora executiva do Grupo Bandeirantes de Comunicação e coordenadora do CMEC, Mônica Monteiro, que é idealizadora do Fórum e será uma das palestrantes do encontro.

Os temas que serão abordados nos painéis temáticos são: Inovação e Tecnologia, Indústria, Finanças, Comunicação e Imagem, Energia e Consumo.

Além da presidente do CMEC, o WeForum contará com nomes como Marcia Marçal dos Santos, sócia-fundadora da Marfrig; Roseane Santos, conselheira de Administração da Câmara de Comércio de Energia Elétrica (CCEE); Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional; Marta Diez, presidente da Pfizer no Brasil, entre outras lideranças.

O evento tem o patrocínio da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Brazilcham Sweden, CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), CNI (Confederação Nacional das Indústrias), Compactor, FecomércioRJ, Firjan – SESI, Granado, Hera, IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão), Lady Diamond, Money Report, Mulheres de Negócios.PT, Mulheres Positivas, Museu do Amanhã, Netherlands, OBME, Schneider Electric, Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, Sesc e W-CFO Brazil.

Confira a programação completa:

Dia 20 de março (Museu do Amanhã)

17h Credenciamento

17h30 Abertura e boas vindas com Mônica Monteiro e Ana Claudia

18h – Apresentação de:

Vitoria Diogo – Deputada da Assembleia da República, Parlamento Moçambicano
Eduardo Paes – Prefeito do Rio de Janeiro
Bahia Tahzib-Lie – Embaixadora dos Direitos Humanos dos Países Baixos
Alireza Akhondi – Membro do Parlamento Sueco

19h30 – Coquetel

21h – Encerramento

Dia 21 de março (CCBB)

09h – Abertura e Boas-vindas com Debora Aguilar, fundadora da Lady Diamond

9h15 – Carla Pinheiro – Presidente do conselho de mulheres da Firjan SESI

9h30 – Painel 1 Inovação e Tecnologia

Moderadora: Elisa Sohlman – CEO da Câmara de Comércio Sueco-Brasileira e vice-presidente da Wicci Brazil
Fabiano Funari – Country head Brazil na HCL Technologies
Flávia Freitas – Corporate Social Responsability na IBM Latin America
Lindalia Junqueira – Embaixadora Women in Tech no Brasil
Mia Stark – CEO da Grazit Brasil
Mobilizadora: Joyce Trindade – Secretária de políticas da promoção da mulher na Prefeitura do Rio de Janeiro

10h50 – Painel 2 Indústria

Moderadora: Janete Vaz – Presidente do conselho do Grupo Sabin
Cristhine Samorini – Presidente da Findes
Eliane Damasceno – Coordenadora da Divisão de Projetos do Firjan-SESI
Marta Diez – Presidente da Pfizer no Brasil
Patricia Frossard – Country manager da Philips no Brasil
Mobilizadora: Sara Velloso – Diretora financeiro do Grupo Bandeirantes

12h – Painel 3 Finanças

Moderadora: Andressa Guaraná – Diretora de Redação do Grupo Bandeirantes
Daniel Darahem – CEO do JPMorgan Brazil
Margarete Coelho – Diretora de Administração e Finanças do Sebrae
Natália Dias – Diretora de Mercado de Capitais do BNDES
Mobilizadora: Rijarda Aristóteles – Presidente do Clube Mulheres de Negócios

13h – Almoço

14h15 – Painel 4 Comunicação e Imagem

Moderadora: Daniela Mignani – Mentora Top2You e ex-diretora-geral de canais pagos da Globo
Angel Izurieta – Country manager no Google Cloud Chile
Roberta Salvador – Diretora jurídica na L’Oréal
Mônica Albuquerque – Head of Talent Management & Teleseries Development na Warner Bros. Discovery
Mobilizadora: Sara Cohen – Diplomata no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino do Países Baixos

15h30 – Painel 5 Energia

Moderadora: Marianne Feldmann – Vice-presidente da Wicci
Nalu Feracioli – CEO Latam de Transmission Services na Siemens
Energy
Paula Altavilla – CEO da Schneider Electric para Argentina, Paraguai e Uruguai
Roseane Santos – Conselheira de administração na CCEE
Wilson Ferreira Jr – Presidente Eletrobras
Mobilizadora: Daniella Abreu – Fundadora da Sustainpolis

16h45 – Painel 6 Consumo

Moderadora: Cristiane Amaral – Líder do setor de Consumo & Retail da EY para América do Sul
Dan Cockerell – Palestrante, autor, ex-executivo da Disney e ex-vice-presidente do Magic Kingdom
Liel Miranda – Presidente da Mondelez Brasil
MárcIa Marçal – Sócia-fundadora da Marfrig
Flavia Maria Bittencourt – Managing director Latin America e Board Member da Adidas
18h – Encerramento

 

Serviço

2º WeForum – Women Entrepreneur Forum

Dia 20 de março de 2023, das 18 às 22h

Museu do Amanhã (Praça Mauá, 01 – Centro, Rio de Janeiro)

Dia 21 de março de 2023, das 9h às 18h.

CCBB – Centro Cultural Bando do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro)

Para assistir o primeiro dia de evento acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=WSA1MP7mYu8

Para assistir o segundo dia do evento acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=N1XTtdhuxr0

 

Informações úteis sobre os painéis temáticos

Inovação e Tecnologia: Há mercado e espaço para crescimento. De acordo com o Índice Global de Inovação, o Brasil está em segundo lugar na América Latina, podendo atingir a liderança com algum esforço e organização – ainda que estejamos em 54o no ranking mundial, um avanço de três posições em relação a 2021. Neste cenário, a presença feminina se faz fundamental. Dados do Ministério do Trabalho apontam que a participação feminina no mercado de tecnologia cresceu cerca de 80% nos últimos sete anos, passando de 27,9 mil mulheres para mais de 50 mil em 2022. Dá para melhorar mais ainda, pois apenas 5% das startups brasileiras são fundadas com a participação de mulheres.

Indústria: Um dos males a ser combatido é a inexorável desindustrialização, que afeta a competitividade brasileira e barra a presença feminina. Neste cenário desigual, há gargalos concentradores. Se de um lado o agronegócio (no Centro-Oeste e Norte) e o segmento de óleo e gás (litoral Sudeste) se desenvolvem sem parar, há dificuldades infraestruturais em setores como o petroquímico e automotivo (Sul, Sudeste e Nordeste), com fechamento de unidades e falta de investimentos. No agro, a presença feminina em toda a cadeia é de 13%, na área química 14%, em petróleo 15%. E diante da falta de políticas industriais consistentes, esses desequilíbrios tendem a aumentar.

Finanças: O mercado financeiro, disruptividade, posição feminina no setor e a autonomia das mulheres na decisão de seus investimentos. O debate sobre como aumentar o número de mulheres investidoras ganha força. Felizmente, apesar de ainda ser a minoria, a quantidade de investidoras aumentou no Brasil. A presença de mulheres que afirmam ter alguma aplicação financeira avançou de 28% em 2021 para 33% em 2022, enquanto o de homens cresceu de 34% para 40% nesse intervalo. Ao todo, o número de investidores subiu de 31% para 36% no mesmo período.

Comunicação e Imagem: Tratará da importância das companhias nas suas comunicações e na construção e manutenção da própria imagem, considerando a velocidade e o alcance pelos meios digitais e a forte presença feminina em cargos de PR. Em uma pesquisa da Associação de Diretores de Comunicação do Panamá (Dircom Panamá), 83% dos entrevistados disseram entender que as empresas são uma plataforma poderosa para falar sobre importantes desafios sociais e contribuir para sua solução. O consumidor, entretanto, não quer mais apenas o produto ou serviços, pois também almeja o alinhamento das empresas com compromissos sociais, ambientais e políticos com os quais se identifica.

Energia: Aborda o panorama do setor energético brasileiro e mundial, a ascensão das fontes renováveis, a crise de demanda e os desafios e perspectivas para o gênero feminino na energia. Encontro é a chance de amplificar a voz feminina no setor, expondo conhecimentos e criando um local de fala para acolher as trabalhadoras da área. Embora as mulheres representem quase metade da população mundial, a igualdade de gênero é um desafio. No setor de energia, as mulheres estão significativamente sub-representadas, formando apenas 32% da força de trabalho no segmento de energia renovável, e somente 21% da força de trabalho eólica, segundo pesquisa divulgada pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena).

Consumo: Aborda pontos importantes na área, como as perspectivas do retails, o cenário do e-commerce e as perspectivas gerais do setor. Sendo o destaque da atualidade, o faturamento do comércio eletrônico brasileiro chegou a R$ 262,7 bilhões em 2022, alta de 1,6% em relação ao ano anterior. Segundo levantamento da NielsenIQEbit, houve elevação de 24% na quantidade de consumidores no e-commerce brasileiro, na comparação com o ano anterior. Apesar do crescimento bem abaixo da inflação, após anos de altas de duplo dígito na pandemia, o valor representa um recorde para o setor que foi engrandecido pela presença feminina. Entre as empreendedoras de todos os tamanhos e faturamentos, 72% das mulheres atuam no on-line, contra 64% dos homens.

Informações para Imprensa

Jornalistas que desejarem realizar a cobertura presencialmente devem se credenciar através do link: https://forms.gle/bQesfDPWMgZXvCQVA

Para outras informações, contate:

Dani Pessanha | (11) 99163-0473 | dpessanha@acsp.com.br

Thiago Quirino | (11) 94742-8815 | thiago.quirino@tamer.com.br

Últimas Notícias

ACSP debate impactos da Reforma Tributária no Simples Nacional ACSP debate impactos da Reforma Tributária no Simples Nacional
ACE 21 de março de 2025 às 17:01

ACSP debate impactos da Reforma Tributária no Simples Nacional

BRICS WBA promove WeForum para gerar negócios e fortalecer relacionamento entre empresárias dos países que integram o BRICS BRICS WBA promove WeForum para gerar negócios e fortalecer relacionamento entre empresárias dos países que integram o BRICS
Mulheres empreendedoras 21 de março de 2025 às 16:00

BRICS WBA promove WeForum para gerar negócios e fortalecer relacionamento entre empresárias dos países que integram o BRICS

Brasil 61 cobre reunião do Comitê Deliberativo e Ciclos de Debates da CACB e distribui a notícia pelo país Brasil 61 cobre reunião do Comitê Deliberativo e Ciclos de Debates da CACB e distribui a notícia pelo país
CACB NA MÍDIA 21 de março de 2025 às 15:59

Brasil 61 cobre reunião do Comitê Deliberativo e Ciclos de Debates da CACB e distribui a notícia pelo país

Ao convidar o ministro da Justiça para reunião do Conselho Deliberativo, CACB é mais uma vez palco de importante debate para o país Ao convidar o ministro da Justiça para reunião do Conselho Deliberativo, CACB é mais uma vez palco de importante debate para o país
CACB NA MÍDIA 21 de março de 2025 às 15:37

Ao convidar o ministro da Justiça para reunião do Conselho Deliberativo, CACB é mais uma vez palco de importante debate para o país

CMEC DF promove bate-papo inspirador com Paula Santana para fechar o Mês da Mulher CMEC DF promove bate-papo inspirador com Paula Santana para fechar o Mês da Mulher
CMEC 21 de março de 2025 às 15:30

CMEC DF promove bate-papo inspirador com Paula Santana para fechar o Mês da Mulher

Alfredo Cotait Neto é reconduzido à presidência da Facesp Alfredo Cotait Neto é reconduzido à presidência da Facesp
Federação 20 de março de 2025 às 16:38

Alfredo Cotait Neto é reconduzido à presidência da Facesp

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel