
Monica Monteiro. Beatriz Guimarães e Rosie Roden durante o painel “Talk Empreende: Acesso a Mercados Globais” | Foto: Tauan Alencar
Brasília recebeu, na última quarta-feira (26), no Royal Tulip, a Edição Extraordinária do Fórum Mulher Empreendedora Gaúcha (FMEG) em parceria com o Projeto Avança Mulher Empreendedora do Rio Grande do Sul. O evento reuniu algumas das mais inspiradoras lideranças e empreendedoras do Brasil, marcado por discussões profundas e reveladoras sobre o papel das mulheres no empreendedorismo, com ênfase na superação dos desafios enfrentados, especialmente após as chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul.
O encontro abordou temas essenciais como saúde mental, inspiração, motivação, coragem, empreendedorismo social e sustentável, e acesso a mercados globais. Líderes de diversos setores compartilharam suas histórias de superação e estratégias inovadoras.
Entre as palestrantes destacaram-se:
Beatriz Guimarães, presidente do CMEC-DF, que elucidou a importância do acesso a mercados globais e a necessidade de viabilizar um planejamento estratégico minucioso. “Precisamos criar redes de apoio sólidas que forneçam capacitação e recursos para nossas empreendedoras enfrentarem qualquer desafio,” afirmou Beatriz. Ela destacou a importância da pesquisa de mercado, adaptação de produtos e marcas, construção de relacionamentos com clientes, compreensão da demanda e entendimento da cultura local.
Rosie Roden, diretora de Desenvolvimento de Negócios Globais na Atlantic American Partners, que trouxe insights sobre investimentos e desenvolvimento de ativos imobiliários, incentivando as empreendedoras a expandirem seus horizontes para além das fronteiras nacionais. “Investir em si mesma e em suas capacidades é o primeiro passo para transformar sonhos em realidade,” declarou Rosie.
Monica Monteiro, diretora executiva da Band DF e consultora de comunicação da CACB, destacou sua experiência em empreendimentos internacionais na África e na China, encorajando as mulheres presentes no evento a serem eloquentes e explorarem oportunidades de negócios internacionais em países diversos. “A comunicação eficaz é uma ferramenta poderosa para dar voz às nossas histórias e promover mudanças significativas,” disse Monica.
O evento foi abrilhantado com a participação da anfitriã Tania Cruz Costa, presidente do FMEG, que enfatizou a necessidade de políticas e iniciativas governamentais para fortalecer as cidades e apoiar as mulheres empreendedoras, especialmente em tempos de crise.
A edição extraordinária do FMEG não só destacou as histórias de resiliência e inovação das participantes, mas também reforçou a importância de criar um ambiente de apoio e oportunidades para todas as mulheres empreendedoras.
*Matéria de Pedro Barbosa / Cmec DF