A Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg) promoveu, esta semana, no auditório do Hotel Crystal Plaza, em Goiânia, a reunião do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) Facieg Mulher. O encontro reuniu mulheres representantes de Associações Comerciais e Industriais (ACIs) de diferentes regiões de Goiás, com objetivo de apoiar e incentivar o empreendedorismo feminino no estado.
Na ocasião, a presidente do CMEC Nacional, Ana Claudia Badra Cotait, falou sobre o projeto Desenvolve Mulher Empreendedora, uma parceria com a CACB e o Sebrae nacional, e que vai fomentar o empreendedorismo feminino, com o aprimoramento individual de cada mulher por meio de cursos, seminários, palestras, debates, grupos de estudos, entre outras ações, em todo o país.
Além disso, vai incentivar a cultura associativista, promovendo união e força das empreendedoras. Na a primeira reunião, realizada na sede da Facieg no início de fevereiro, as associações comerciais goianas já haviam indicado 44 mulheres que serão representantes de diferentes municípios. Atualmente, já são 60 representantes.
Foram nomeadas pela comissão, a diretora Executiva, Dejane Mara Maffissoni, a vice-diretora, Cleuza Eli de Souza, e a diretora Administrativa, Michelle Miranda Silva.
“Pensamos em ter esse movimento dentro da Facieg de forma detalhada. Cremos que isso vai enriquecer nossas associações comerciais. Porque não adianta ter as mulheres aqui na Facieg, se efetivamente, lá dentro das associações, elas não estiverem. Porque é nas associações onde se fomenta a Facieg Mulher e o empreendedorismo feminino no estado de Goiás”, afirmou o presidente da Facieg, Sebastião Vieira Sobrinho (Seba).
Demandas
Ao estimular e defender a participação das mulheres no ambiente empresarial, a Facieg Mulher também tem como objetivo reivindicar melhorias para a economia regional. Para isso, entre as primeiras atividades, as participantes iniciaram um trabalho de levantamento de demandas das empreendedoras em cada região que representam. Assim, junto com a comissão, serão indicadas as prioridades e como se poderá auxiliar o desenvolvimento das empresárias e de seus negócios, além do incentivo ao associativismo.
“A Facieg Mulher foi apresentada oficialmente e começam agora os nossos trabalhos, projetos e desafios. Hoje, graças aos incentivos e o espaço junto à Facieg, há maior participação de mulheres nas associações e nas lideranças”, pontua a vice-diretora, Cleuza Eli, ao lembrar que muitas empresárias da comissão são pioneiras nesse movimento de conquista de espaço como líderes empresariais.
A diretora executiva da Facieg Mulher, Dejane Mara Maffissoni, destaca, ainda, que já haviam iniciativas pontuais para o fortalecimento do empreendedorismo feminino nas associações e que agora será possível trabalhar de forma conjunta e mais organizada para incentivar mais mulheres em diferentes localidades e fortalecer o trabalho de forma coordenada. Isso inclui intercâmbio com entidades similares de âmbito nacional, e até internacional, para parcerias, acordos e convênios.
*Com informações da Facieg