O CMEC (Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura) da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizaram uma pesquisa com o objetivo de mapear o perfil da mulher empreendedora.
O levantamento foi desenvolvido por meio do projeto Desenvolve Mulher Empreendedora, que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino, via Associações Comerciais de todo o País.
A pesquisa vai ampliar a compreensão sobre os desafios e as necessidades do universo empreendedor.
Outra meta é identificar os motivos da baixa participação de mulheres em cargos de liderança e propor ações práticas para mudar o atual cenário.
“A partir do resultado de mais este trabalho, fruto da parceria de sucesso entre CMEC e Sebrae, será possível fornecer insights valiosos para o desenvolvimento de estratégias de apoio e de fortalecimento do empreendedorismo feminino em todo o País”, afirmou a presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait.
O perfil também irá nortear propostas de políticas públicas e programas de capacitação, mentorias e consultorias que promovam o crescimento dos negócios liderados por mulheres.
Diversidade Regional
Empreendedoras de mais de 900 cidades do Brasil participaram do levantamento.
A ideia é proporcionar uma representação mais próxima da realidade, considerando a diversidade regional. Isso permitirá uma análise detalhada das particularidades do empreendedorismo feminino, o que contribuirá para a construção de estratégias mais eficazes e personalizadas.
“O CMEC e o Sebrae reiteram o compromisso em fortalecer a presença e a influência das mulheres no mundo dos negócios, fomentando a liberdade financeira e um ambiente empreendedor mais diversificado”, finalizou Ana Claudia.
Clique no link para conferir o resultado da pesquisa em cada estado do país, suas definições de persona da mulher empreendedora e demais informações: https://cmecmulher.com.br/desenvolvemulherempreendedora/
Sobre o CMEC:
O Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura é uma iniciativa, ligada às Associações Comerciais da CACB, que atua em conjunto com lideranças femininas para debater e incentivar temas que impactam diretamente no empreendedorismo feminino no Brasil.
Sobre a CACB:
A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é um coletivo empresarial que busca contribuir para o desenvolvimento econômico do país, representando 27 Federações, 2300 Associações Comerciais e Empresariais e 2 milhões de empresas em todo o território nacional.
A CACB é uma organização multissetorial que reúne empresários de todos os setores da economia, como comércio, indústria, agropecuária e serviços, de empresas de todos os portes e profissionais liberais.
Sobre o Sebrae:
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma instituição que visa promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios no Brasil, oferecendo suporte técnico, consultoria e capacitação.