1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / ESTRATÉGIA

Ciclo de Palestras debate Marketing Digital

O empresário Vítor Peçanha, cofundador da Rock Content, falou sobre a importância de uma boa estratégia para o sucesso de uma campanha; assista na íntegra

09 de setembro de 2020 - 17:58

Em mais uma rodada do Ciclo de Palestras que a CACB tem realizado, por intermédio do projeto Transformar, nesta terça-feira (08), o cofundador da empresa Rock Content, líder global em marketing de conteúdo, Vitor Peçanha, falou sobre marketing digital em tempos de pandemia.

No início de sua fala, Peçanha fez um comparativo entre as ações de marketing realizadas 10, 20 anos atrás e as atuais, mais modernas por conta da evolução da internet. “Hoje, o poder do que vai ser consumido não está 100% na mídia, mas muito mais nas mãos do cliente. É ele quem toma o poder de escolha do que quer consumir ou não na internet”, aponta.

Outro ponto destacado pelo empresário foi a monitorização comportamental dos clientes, através da análise de dados do que aquele consumidor tem acessado na web. Como exemplo, ele citou alguém que usa a ferramenta de busca para buscar soluções para sua insônia. “Como marca, é possível ajudar as pessoas a responderem essa dúvida com um conteúdo bacana, no momento que elas precisam. Basta montar uma estratégia focada nas necessidades do cliente, usando sua marca”, disse.

Boa estratégia, inclusive, é o que Peçanha aponta como fundamental para o sucesso do marketing de conteúdo. E o passo a passo para isso, segundo ele, passa por três perguntas básicas:

  • Por que? – É necessário entender por qual motivo a empresa quer divulgar sua marca digitalmente. Se é para fortalecer a imagem, para vender mais produtos, para aumentar o número de acessos no site, etc. O primeiro passo é definir por que criar uma campanha.
  • Para quem? – Definir o público-alvo da campanha é o segundo passo da estratégia. Através da análise de dados comportamentais, é possível atingir clientes específicos com campanhas específicas. “Quando você quer alcançar todo mundo, seu conteúdo é genérico e ele não engaja as pessoas. É preciso qualificar os clientes”, destacou Peçanha.
  • Como? – Por fim, é importante definir o formato e o meio de comunicação que vai utilizar para a sua campanha. “O maior erro que as pessoas cometem é começar pela terceira pergunta. Depois de saber por que e para quem é que você vai saber como. Se você percebe que vai vender para advogados, para quê ter um TikTok, por exemplo? Quando você tiver uma estratégia, aí sim você começa a criar conteúdo”, explica.

Segundo o empresário, durante a pandemia aprendemos que não é preciso ter algo muito complexo para divulgar um produto, mas se não houver um mínimo de estratégia, provavelmente não vai haver resultado.

A palestra foi mediada pelo coordenador do Transformar e da CBMAE, Eduardo Vieira, e pode ser acessada na íntegra através deste link.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311