1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / SERVIÇOS

CE-CPLP estuda alternativas para fortalecer a entidade e seus associados

Uma Unidade de Negócios será criada para operacionalizar os projetos propostos

24 de junho de 2020 - 15:23

A Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) realizou nesta quarta-feira (24) uma reunião de Direção para debater a criação de serviços e mecanismos que fortaleçam a entidade, inclusive financeiramente, e seus associados nos nove países representados pelo grupo. Uma Unidade de Negócios será criada para operacionalizar os projetos propostos.

A vice-presidente da comissão executiva da CE-CPLP, Nelma Fernandes, apresentou à diretoria da entidade diversos projetos que visam ao objetivo levantado em reuniões anteriores. Entre as propostas está, por exemplo, a promoção de palestras, conferências ou workshops online e gratuitos com temas que ajudem os empresários a alavancarem seus negócios, principalmente neste momento de pandemia.

Além disto, há também a ideia de buscar meios de obter retorno financeiro em eventos apoiados pela CE-CPLP, dar suporte institucional para transparência de negócios, uma parceria com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para investimento de 58 milhões de euros em projetos do grupo e a participação na Expo Dubai do ano que vem.

Por fim, também foi apresentada a necessidade de diminuição dos processos burocráticos e, principalmente, dar suporte à mobilidade dos empresários entre os países da CPLP, uma questão que vem sendo debatida há anos dentro do grupo. “Precisamos tentar, de alguma forma, ter um protocolo para empresas associadas diminuírem a burocracia na obtenção de vistos de circulação”, lembrou Nelma.

Por cerca de duas horas a Direção da CE-CPLP discutiu os prós, contras e a viabilidade de cada uma das propostas apresentadas. Os resultados da reunião devem ser apresentados em breve, em uma webinar para empresários dos 9 países lusófonos do grupo.

“Estamos em um bom caminho, com pilares fortes e agora vamos olhar para a frente, com a criação da Unidade de Negócios, que vai nos ajudar a dar mais visibilidade à Confederação”, disse Salimo Abdula, presidente da CE-CPLP.

Capacitação

Mais uma vez a educação esteve na pauta da CE-CPLP. Na última reunião, o grupo anunciou a doação de um milhão de acessos para cursos totalmente gratuitos de formação inicial e continuada e de qualificação profissional, através do Instituto de Formação dos Países de Língua Oficial Portuguesa (IFCPLP).

Já na reunião desta quarta-feira, o vice-presidente da CE-CPLP e presidente da CACB, George Pinheiro, informou ao grupo sobre uma proposta de parceria com o Sebrae para disponibilizar 45 cursos com conteúdo sobre empreendedorismo, mercado e vendas, planejamento, inovação, organização, finanças, cooperação, entre outros, para empresários dos países de língua portuguesa. “O Sebrae está pronto para adaptar seu portal para oferecer suas capacitações a empresas em âmbito internacional, basta formalizarmos este convênio”, disse Pinheiro.

Se firmado o acordo, a operacionalização da proposta ficará a cargo do IFCPLP.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311