CE-CPLP encerra 1ª Conferência Econômica do Mercado CPLP
O presidente da CE-CPLP, Salimo Abdula, divulgou uma carta com as principais demandas do setor e que deve nortear o trabalho da entidade nos próximos meses
Durante dois dias, 350 pessoas de nove países distintos se encontraram em Maputo, capital de Moçambique, para discutir a circulação de pessoas, bens, serviços e capitais entre as nações que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Marco Tadeu Barbosa, presidente da Faciap e vice presidente de honra da CE-CPLP, George Pinheiro, presidente da CACB e presidente de honra da CE-CPLP, Thaise Dutra, secretária-executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportações do Brasil (CZPE-MDIC), e o empresário brasileiro Gilberto Lima
A Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) realizou, nos dias 9 e 10 de maio, a 1ª Conferência Econômica do Mercado CPLP, com o objetivo de construir um bloco comercial cada vez mais forte, unido e coeso. Nesta quinta-feira, último dia do evento, o grupo iniciou a discussão para a criação de um Tribunal de Arbitragem, para que os conflitos dentro deste espaço sejam sempre resolvidos em Português.
A discussão será continuada no dia 19 de junho, em Brasília, durante o I Fórum Internacional de Mediação e Arbitragem – encontro que antecede o 5º Fórum Nacional CACB Mil, nos dias 20 e 21 do mesmo mês.
O presidente da CACB e o presidente de honra da CE-CPLP, e o presidente da Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap) e vice-presidente de honra da CE-CPLP, Marco Tadeu Barbosa, compuseram a mesa de encerramento do evento, uma cerimônia para a entrega à CPLP de propostas do setor privado para acordos multilaterais entre os países da Comunidade.
Por fim, o presidente da CE-CPLP, Salimo Abdula, divulgou uma carta com as principais demandas do setor e que deve nortear o trabalho da entidade nos próximos meses.