CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / INTERNACIONAL

CE-CPLP e Câmara de Comércio de Dubai Câmara do Dubai assinam acordo de cooperação empresarial

Documento foi assinado durante o Fórum Global de Negócios África 2021, que aconteceu recentemente na Expo 2020 Dubai

22 de outubro de 2021 - 18:07

A Câmara de Comércio de Dubai e a Confederação Empresarial dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) assinaram recentemente um Memorando de Entendimento que verá as duas organizações partilharem conhecimentos e colaborarem em áreas chave de interesse mútuo para apoiar os interesses dos seus respectivos membros.

O documento foi assinado por Hamad Buamim, presidente e CEO da Câmara de Dubai, e Salimo Abdula, presidente da CE-CPLP, à margem do Fórum Global de Negócios África 2021, que aconteceu recentemente na Expo 2020 Dubai.

Nos termos do acordo, a Câmara de Dubai e a CPLP irão alinhar os seus esforços para apoiar a recuperação econômica pós-pandêmica, abrir novos mercados, organizar conjuntamente eventos e fóruns de negócios e investimentos, e promover oportunidades de investimentos para ambas as partes.

A Câmara de Dubai trabalhará em estreita colaboração com a CPLP para promover Dubai como um centro internacional de comércio e investimento para os membros da comunidade CPLP que estejam interessados em estabelecer operações no emirado ou que desejem explorar o potencial de expansão para a região do Médio Oriente e Norte da África, utilizando o Dubai como porta de entrada.

A CPLP é uma organização internacional que abrange quatro continentes onde o português é uma língua oficial. Operando como um fórum de cooperação, a CPLP engloba nove estados e representa um mercado de 260 milhões de pessoas, sendo a CE- CPLP, com 100 membros, reconhecida como pilar econômico e empresarial da CPLP.

“A assinatura deste memorando de entendimento proporcionará enormes oportunidades às empresas sediadas em Dubai em mercados em todo o mundo onde o português é falado. O principal objetivo da CPLP é aumentar o comércio entre os seus países membros e facilitar e reforçar as relações entre associações empresariais e entidades com regiões afiliadas, abrindo novas portas para os investidores e partes interessadas empresariais no emirado”, disse Buamim.

Buamim acrescentou que foram identificadas várias áreas de sinergia e potenciais oportunidades de colaboração no âmbito do acordo que podem apoiar o crescimento dos nossos membros nas regiões de África, ASEAN e América Latina que são servidas pelos escritórios internacionais da Câmara de Dubai.

Abdula, por sua vez, disse: “Somos seis países na África, e queremos reforçar a cooperação com a Câmara de Dubai para trazer soluções, por exemplo, sobre como podemos desenvolver os recursos que temos na África e acrescentar valor a esses recursos e também para trazer soluções de infra-estruturas e permitir o pleno potencial desses países para o comércio global. Este é o nosso objetivo, e é uma grande oportunidade de podermos assinar este memorando de cooperação com a Câmara de Dubai”.

Fundada em Lisboa, Portugal, em 4 de Junho de 2004, a CPLP tem como objetivo o desenvolvimento e cooperação de empresas dentro da comunidade dos países de língua portuguesa. A missão da CPLP é criar uma rota de investimento dentro dos países membros da CPLP, encorajando a colaboração e parcerias.

Os países que formam a comunidade da CPLP são Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Guiné Bissau e Guiné Equatorial.

Fonte: Agência de Notícias dos Emirados

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311