1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / CONFLITOS

CBMAE promove 8º Mutirão da Conciliação Empresarial

Ação acontece entre os dias 7 e 11 de agosto, em nível nacional. A expectativa é de que sejam atendidos mais de mil casos apenas na ACSP

21 de julho de 2017 - 11:18

Entre os dias 7 e 11 de agosto, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), por meio de sua Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), promoverá, em nível nacional, o 8º Mutirão da Conciliação Empresarial. O objetivo é permitir que empresas busquem solucionar conflitos com fornecedores ou clientes sem a necessidade de recorrerem ao Judiciário e de forma mais ágil e mais barata.

“A partir do mutirão, esperamos atender mais de mil casos no escritório da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)”, diz Eduardo Vieira, coordenador nacional da CBMAE.

Serão atendidos casos envolvendo rescisão contratual, inadimplência e quaisquer outros conflitos empresariais. A expectativa de Vieira é que os setores de serviços, comércio e a área imobiliária sejam as mais atendidas ao longo dos dias de mutirão.

Segundo Guilherme Giussani, gestor do Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE) da ACSP, os mutirões podem resolver uma grande quantidade de casos em pouco tempo. “É possível discutir todo tipo de conflitos empresariais, com exceção dos conflitos trabalhistas e fiscais. No contexto atual da economia brasileira, os casos mais frequentes são justamente questões que envolvam conflitos contratuais e recuperação de crédito por parte das empresas”, diz.

Durante o 7º mutirão, realizado no início de 2017, somente no estado de Minas Gerais foram realizadas 235 audiências frutíferas. Segundo Emílio Parolini, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), a melhoria do ambiente de negócios no País, inclusive a questão do acesso à Justiça, é um tema que tem sido amplamente trabalhado por diversos segmentos.

“A conciliação é uma forma de solução de conflito extrajudicial, com procedimento ágil e confidencial. Este método tem como principal característica proporcionar oportunidades para resolver o conflito existente através de um conciliador que atua com neutralidade e imparcialidade ajudando a aproximar as partes, identificando assim as questões do conflito e restabelecendo a comunicação através de sessões de atendimento conjuntas”, explica Parolini.

O 8º Mutirão da Conciliação Empresarial vai acontecer nas Câmaras de Mediação e Arbitragem e nos Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual (PACEs) da Rede CBMAE.

Informações:
http://www.cbmae.org.br
CBMAE – 61-33211311
cbmae@cacb.org.br

Com informações da ACSP, Federaminas e Diário do Comércio

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311