A Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) completa 21 anos de serviço no próximo sábado, dia 19 de agosto. Para comemorar a data, George Pinheiro, presidente da CACB, e Eduardo Vieira, coordenador nacional da CBMAE, divulgaram uma carta de parabéns e agradecimento a todos os colaboradores que fazem parte desta história. Leia:
CBMAE: 21 anos de serviço pela pacificação social
A Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) comemora neste sábado, 19 de agosto, 21 anos de contribuição na construção de relações mais harmônicas entre empresas e sociedade civil.
Precursora na disseminação dos Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos (MESCs) no Brasil, a CBMAE concentra sua força e compromisso no processo de mudança da cultura do litígio para a da pacificação. Outro foco da Câmara é o aperfeiçoamento constante dos processos de prevenção e gestão de resolução de conflitos empresariais, provocando um ambiente favorável à negociação, de maneira colaborativa e sustentável.
Temos a certeza de que, nestes 21 anos, caminhamos muito em direção aos nossos objetivos. É importante reconhecer, então, que isto se deve ao excelente trabalho desenvolvido por consultores espalhados pelo Brasil, que, mesmo com as particularidades de cada pedacinho do nosso País, se esforçam e trabalham diariamente para estabelecer em seus municípios a cultura da pacificação.
Também sabemos que é o trabalho destes profissionais, e de outros que certamente se integrarão à CBMAE nos próximos anos, que nos permitirá crescer e levar a conciliação, a mediação e arbitragem a mais lugares e a mais pessoas.
Ainda há muito que se fazer para estabelecer a cultura da pacificação no Brasil. Mas mais que isso, há muita vontade e determinação em harmonizar as milhões de controvérsias que surgem diariamente, evitando o litígio e diminuindo as interrupções nas relações de família, trabalho, negócios, e etc.
Agradecemos o esforço de todos que contribuíram para a construção destes 21 anos e reafirmamos o nosso compromisso de unir forças para continuarmos trabalhando contra a cultura do litígio. A comemoração deste 19 de agosto não é apenas da CBMAE, mas também daqueles que acreditaram, desde o início, neste projeto e caminharam conosco todos estes anos, principalmente o Banco Interamericano Desenvolvimento (BID) e o Sebrae.
Parabéns a todos.
Eduardo Vieira
Coordenador nacional da CBMAE
George Pinheiro
Presidente da CACB