Imprensa

Cascavel (PR) é pioneira em sistema que pode revolucionar a polícia

30 de setembro de 2016 às 14:51

policia
Cascavel é a base de um projeto-piloto que poderá transformar a realidade das delegacias e da captação de informações em depoimentos de prisões em flagrantes em todo o Brasil. O sistema foi apresentado em primeira mão a empresários e a líderes de setores organizados na noite de quinta-feira (29) na Sala Paraná, na Associação Comercial do município (Acic). O delegado da 15ª Subdivisão da Polícia Civil, Adriano Chohffi, falou e fez uma demonstração de um sistema de videoconferência que já traz mudanças no cotidiano de unidades integradas à regional.
O equipamento, importado, permite a otimização dos poucos recursos das polícias, principalmente de escrivães e delegados. As vantagens do sistema são inúmeras, de acordo com Adriano. Possibilita ouvir alguém que foi preso em flagrante sem a necessidade de longos, demorados e caros deslocamentos. O mecanismo permite a transmissão ao vivo e a coleta das informações necessárias. Todos os depoimentos são gravados e armazenados. A transparência é uma das mais importantes características das videoconferências, mas não a única.
O delegado Adriano informa que, diferente de ouvir, escrever e enviar um papel por escrito para o juiz, que poderá conter distorções mesmo que involuntárias, ele terá acesso aos depoimentos gravados. Assim, terá em mãos o conteúdo integral, sem cortes ou edições. Será possível também perceber o ambiente em que a coleta das informações ocorreu e o tratamento dispensado à pessoa. Mesmo piloto em Cascavel e em fase de testes e ajustes, é possível perceber que essa é uma tendência sem volta por vários motivos, conforme o delegado. “Dá celeridade, reduz custos e garante mais precisão e qualidade aos trabalhos”.
Reuniões
A videoconferência também será empregada em audiências de presos, evitando deslocamentos e escoltas que exigem grande número de policiais e viaturas. Esse aparato, além de caro e pouco prático, apresenta riscos, como em situações de tentativa de resgate do preso por comparsas. A tecnologia permitirá a integração gradual das forças policiais, a partir das respectivas comarcas, e então em algum momento possibilitará até a interligação com o judiciário, dando agilidade aos encaminhamentos e aos processos.
O recurso já começa a ser empregado e com êxito também, a exemplo do que ocorre em outros órgãos públicos brasileiros, em reuniões de trabalho entre diretores e chefias da polícia. É muito mais fácil reunir as pessoas com horários marcados em seus próprios ambientes de trabalho do que fazer com que todos bloqueiem a agenda em um determinado dia e se desloquem para um único endereço para uma reunião. Haverá economia substancial de recursos, que poderão ser canalizados, entre outros, à melhoria de equipamentos e de departamentos de investigação e inteligência.
Fora do horário
A tecnologia da videoconferência dará suporte, inicialmente, a horários de plantão e quando o delegado não puder estar presente para tomar depoimentos. A novidade em ajustes na 15ª SDP de Cascavel desperta a atenção de tribunais de justiça do Brasil inteiro. “Muitos estão nos procurando para audiências com presos daqui”, afirma o delegado Adriano Chohffi. O Paraná tem outro trunfo para fazer com que o sistema seja rapidamente disseminado, o suporte da Celepar.
A Companhia de Tecnologia da Informação e da Comunicação do Governo do Paraná conta com recurso que garante a conexão de várias unidades de videoconferência ao mesmo tempo. O presidente da Acic, Alci Rotta Júnior, elogiou a iniciativa de Adriano e da equipe da 15ª em colocar Cascavel na vanguarda no uso de ferramenta que provocará mudanças nos trabalhos das forças policiais do País. “É a tecnologia a serviço da segurança pública, da transparência e do desenvolvimento. Nós, empresários, sempre daremos apoio a projetos como esse”, garantiu Alci.
Fonte: assessoria de imprensa ACIC

Últimas Notícias

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei
REFORMA TRIBUTÁRIA 17 de janeiro de 2025 às 19:07

Primeiro texto da Reforma Tributária é convertido em lei

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça
Economia 15 de janeiro de 2025 às 10:42

Diário do Comércio: Simples Nacional atinge a maioridade sob ameaça

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB
CACB na mídia 14 de janeiro de 2025 às 15:51

Sites publicam matérias sobre entrevista do presidente da CACB

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender
Novidade 10 de janeiro de 2025 às 18:03

Em entrevista sobre obra recém-lançada, Alfredo Cotait fala da missão de empreender

Texto precisa ser sancionado em janeiro Texto precisa ser sancionado em janeiro
REFORMA TRIBUTÁRIA 6 de janeiro de 2025 às 12:47

Texto precisa ser sancionado em janeiro

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto
SIMPLES NACIONAL 6 de janeiro de 2025 às 11:11

Contribuição do MEI tem novo valor; Alfredo Cotait questiona o teto

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel