1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / 11WCC / ICC Brasil

Câmaras de comércio discutem multilateralismo em apresentação do 11WCC

Representantes de diversas entidades tiveram a oportunidade de conhecer o projeto do 11th World Chambers Congress e debater um dos principais temas do encontro mundial

06 de maio de 2019 - 17:12

Câmaras de Comércio com sede em São Paulo assistiram hoje, segunda-feira (06), a uma apresentação detalhada sobre o 11th World Chambers Congress, que será realizado de 12 a 14 de junho, no Rio de Janeiro. Responsáveis pelo encontro desta segunda-feira, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e a ICC Brasil organizaram uma pauta para falar sobre a importância do multilateralismo para as economias e o papel das câmaras nesse contexto.

“Seja pelo comércio, seja pela força política, precisamos uns dos outros. E, principalmente nesse momento, faz-se necessário que se evitem revanchismos entre as nações. É preciso manter as relações entre países. E é o multilateralismo que garante essa parceria”, resume o presidente da entidade brasileira, George Pinheiro.

A presidente da Ecowas Chamber of Commerce Brazil – bloco economico do leste africano, liderado pela Nigéria -, Silvana Saraiva, elogiou a ICC e a CACB por trazerem ao Brasil o 11WCC. “Além de participarmos, vamos envolver todas as nossas representações regionais no evento”, declarou.

O representante da Amcham, Caio Zirlis, disse que a entidade defente pautas de advocacy e iniciativas propositivas para integração e network e que então é, no mínimo, coerente a participação no Congresso. Já Sérgio Clark, presidente da Britcham Brasil, disse que “é excepcional as câmaras trabalharem juntas, a parceria mundial é fundamental – hoje o mundo não tem fronteiras, temos que fomentar esses encontros e criar um ambiente necessário pra desenvolvermos negócios”.

Estiveram no encontro representantes da AfroChamber, Câmara de Comércio Argentino Brasileiro de São Paulo, Câmara de Comércio Suiço-Brasileira, Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Dubai Chamber, Ecowas Chamber of Commerce Brazil, São Paulo Chamber of Commerce e Amcham.

O 11WCC

Organizado pela International Chamber of Commerce (ICC) – a maior organização de negócios do mundo que representa mais de 45 milhões de empresas e 1 bilhão de trabalhadores  em mais de 100 países – , em parceria com a CACB – organização que defende os interesses do setor de comércio e serviço nacional – , o 11th World Chambers Congress será um marco para o associativismo.

Na oportunidade, mais de mil empresários de cerca de 100 países vão debater formas de atores não-estatais conquistarem mais espaço na governança de seus países, por meio de sua influência, cadeias de suprimento e base global de clientes.

Juliana Kämpf, superintendente da CACB, falou da importância da Competição Mundial de Câmaras, promovida durante o 11WCC. “É o único programa de prêmios que reconhece projetos inovadores realizados por entidades de todo o mundo”, explica.  Neste ano, serão premiados os melhores exemplos nas seguintes categorias: Melhor Projeto de Educação e Treinamento, Melhor Projeto de Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas (PME) e Empreendedorismo e Melhor Projeto Não-Convencional. Para saber mais, acesse: www.worldchamberscongress.org.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311