1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / DIGITALIZAÇÃO

Câmara dos Deputados debate importância da ICP-Brasil para digitalização segura de processos

O presidente da ANCD, entidade à qual a CACB é associada, participou da audiência pública e falou sobre os benefícios da ICP-Brasil

09 de outubro de 2019 - 10:13

Os avanços conquistados e as contribuições da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil na digitalização dos processos nos serviços públicos e no combate a fraudes foi tema de audiência pública realizada nesta terça-feira, 8, na Câmara dos Deputados.

Os debates foram realizados nas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. O presidente da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, Egon Schaden, foi um dos convidados para a audiência.

O debate foi solicitado pelas deputadas Angela Amin (PP-SC), que presidiu a audiência, e Margarete Coelho (PP-PI).

A Deputada Angela Amin falou sobre a importância da digitalização para desburocratização do país e da necessidade de realização desse processo de forma segura para o Estado e para o cidadão.

O deputado Paulo Ganime (NOVO – RJ) também participou da moderação da mesa.

Em sua fala, o presidente da ANCD apresentou a estrutura da ICP-Brasil, destacando o sucesso na parceria entre setor público e privado, forneceu o número de certificados digitais emitidos, atualmente são 8.430.376 de certificados ativos, e falou sobre a segurança do ICP-Brasil, garantida pelo uso de criptografia assimétrica.

“O uso de login e senha é um problema dependendo da sensibilidade do serviço. Serviços sensíveis devem ser acessados com certificado digital ICP-Brasil, que é o mais seguro método de acesso. Por isso, precisamos manter os normativos da ICP-Brasil, uma infraestrutura na qual o país vem investindo há 18 anos”, afirmou Schaden.

Participaram ainda da Audiência o coordenador-geral de Infraestrutura de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Leonardo Garcia Greco, o diretor do Departamento de Ecossistemas Inovadores da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Otávio Viegas Caixeta, o coordenador do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira CG -ICP-Brasil, Fernando Wandscheer de Moura Alves, o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz, e o Supervisor do Laboratório de Segurança em Computação – LabSEC da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professor Ricardo Felipe Custódio.

Fonte: Crypto ID

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311