1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / COMEX

Câmara dos Agentes de Carga da Associação Comercial de Santos alerta para mudanças no funcionamento de despacho de exportação

Novo sistema substitui a Declaração de Exportação (DE), a Declaração Simplificada de Exportação (DSE) e o Registro de Exportação (RE)

19 de julho de 2018 - 10:28

Durante reunião da Câmara Setorial dos Agentes de Carga da Associação Comercial de Santos (ACS), foi discutida a implantação da Declaração Única da Exportação (DU-E), que tornou-se obrigatória desde o início deste mês.

O novo sistema substitui a Declaração de Exportação (DE), a Declaração Simplificada de Exportação (DSE) e o Registro de Exportação (RE), que eram utilizados nos despachos de exportação.

Porém, apesar da obrigatoriedade, o secretário da Câmara Setorial dos Agentes de Carga, Noslen Botelho, nota que muitos setores ainda não se atualizaram e estão com dificuldades para operar o novo sistema.

“Existe um pouco de falta de interesse dos diversos segmentos do Comex envolvidos nos processos, como despachantes, agentes de carga e os terminais em relação à atualização desses processos, com leitura da IN – Instrução Normativa e suas aplicações. Há um ano estamos promovendo treinamentos, muitos realizados em nossas reuniões na ACS, com simulações sobre como utilizar a DU-E. Porém, apesar disso, muita gente deixou para a última hora, não se informou e agora está com dificuldades”.

A implementação da DU-E ocorreu de maneira gradativa desde a primeira entrega, ocorrida em março de 2017. O cronograma de desligamento dos sistemas legados foi anunciado por meio da Notícia Siscomex Exportação nº 017/2018, em 21 de março de 2018, conforme o site do Portal Único, da Receita Federal.

Quem ainda tiver dúvidas ou desejar conhecer o novo sistema, pode acessar o site http://portal.siscomex.gov.br/perguntas-frequentes.

Fonte: Assessoria de imprensa ACS

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311