CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / GESTÃO

Câmara Argentina de Comércio e Serviços elege Natalio Mario Grinman como presidente

"Reafirmamos os princípios da liberdade, no quadro de um sistema democrático, com respeito pelas instituições da república e da iniciativa privada.", declarou o novo presidente

28 de novembro de 2020 - 10:41

A Câmara Argentina de Comércio e Serviços (CAC) realizou na última quarta-feira (25) sua Assembleia Geral Ordinária anual, na qual o Conselho de Administração foi parcialmente renovado. Posteriormente, o colegiado indicou as autoridades que comporão a Diretoria Executiva, resultando na eleição de Natalio Mario Grinman para presidente da instituição. Desta forma, ele sucederá Jorge Luis Di Fiori, que liderava a CAC desde 2016.

Depois de eleito, Grinman disse: “Reafirmamos os princípios da liberdade, no quadro de um sistema democrático, com respeito pelas instituições da república e da iniciativa privada. Eu acredito firmemente no mérito. Estudar e trabalhar são condições indispensáveis ​​para o desenvolvimento de qualquer nação”, acrescentou.

Em seguida, refletiu sobre as dificuldades de desenvolvimento vividas pela Argentina: “Tenho ouvido muitas vezes dizer que ‘somos um país rico’ e a verdade é que não é assim, somos um país com enormes recursos naturais e humanos, mas se não explorarmos esses recursos, se não promovermos a cultura do trabalho e da educação, continuaremos a nos contentar em pensar na nossa riqueza potencial”. A seguir referiu a importância de termos regras claras e de conseguir uma inserção internacional adequada: “Não é possível viver do que é nosso e isso não significa uma abertura indiscriminada; é atuar com inteligência e capacidade para nos inserir na economia mundial”.

Posteriormente, ponderou sobre o papel do empreendedorismo na sociedade: “São os empresários que esta Câmara representa que conhecem em primeira mão a atividade produtiva que desenvolvem; são eles que, através do investimento, da geração de empregos genuínos e da inovação, criam valor em benefício de toda a sociedade ”, e defendeu que esta perspectiva seja levada em conta na concepção e implementação de políticas públicas.

Finalmente, ele fez um forte apelo para encontrar coincidências entre os diferentes setores. “Temos que construir, a partir das diferenças, pensando o bem comum, deixando de lado os interesses pessoais, setoriais e partidários. Não se trata de chegar à unanimidade de opinião em todas as questões, de negar ou esconder as tensões naturais inerentes à vida democrática. Mas é preciso chegar a um consenso básico”, afirmou. E nesta linha expressou que a CAC fará ouvir a voz do empresário, “com respeito, mas com firmeza”, proporcionando a experiência e o trabalho de suas equipes técnicas.

A Diretoria Executiva da CAC ficou assim constituída: Presidente: Natalio Mario Grinman (Natalio Mario Grinman); Vice-Presidente I: Eduardo Eurnekian (AA 2000 SA); Vice-Presidente II: Guillermo Dietrich (Dietrich SA); Vice-Presidente III: Alberto Grimoldi (Grimoldi SA); Secretário: Rodrigo Pérez Graziano (PSA Peugeot Citroën Argentina SA); Tesoureiro: Edgardo Phielipp (Neuquén Comércio, Indústria, Produção e Associações Relacionadas); Secretário Adjunto: Ángel Machado (Canon Medical Systems Argentina SA); Promotora: María Luisa Macchiavello (Droguerías del Sud SA); Secretário Adjunto II: Marcelo Elizondo (Marcelo Elizondo); Procurador II: Ricardo Arena (Expomoto SA); Membro regular: Federico Braun (United Supermarkets Association); Membro Titular: Edgardo Moschitta (Federação Sindical do Comércio e da Indústria de Rosário); Membro efetivo: Jorge Luis Di Fiori (Di Fiori y Cía. SA).

Além dos membros da Diretoria acima mencionados, o Conselho de Administração da CAC também ficou constituído por Artín Kalpakian (Kalpakian Hnos. SA); Tamara Vinitzky (KPMG); Sofía Vago (Accenture SRL); Jorge Aufiero (Medicus SA); Martín Cabrales (Cabrales SA); Maria Cecilia Aloise (Clarke Modet Cía. SA); Jacobo Cohen Imach (Mercado Libre SRL); Cristina Bomchil (Avaliação da Organização de Recursos Humanos); María Virginia Marinsalta (Alba Seguradora Argentina); Ignacio dos Reis (Química Oeste SA); Pablo Ardanaz (Falabella SA), Victor Dosoretz (Grupo Mantra); Pedro Etcheberry (Etcheberry López French Ulrich Study); Carlos García (Garbarino SA); Arturo Piano (Banco Piano SA) e José Papo (Nike Argentina).

Por Entidades Setoriais: José Victor Clavería (Asociación Amigos Av. Santa Fe); Fabián Ricardo Tutundjián (Câmara Argentina de Shopping Centers); Julita Maristany (Associação Ibero-americana de Mulheres de Negócios); Juan Carlos Chervatín (Associação Argentina de Operadores de Viagens e Turismo); Norberto Capellán (Câmara de Tecnologia da Informação e Comunicações da República Argentina); Luis César Rivero (Câmara Empresarial de Transporte de Cargas); Ariel Amoroso (Associação de Hotéis, Restaurantes, Confeitarias e Cafés); Roberto Giunchetti (Federação Argentina de Empresas de Trabalho Temporário); Carlos Antonucci (União Argentina de Fornecedores Estatais); Gustavo Sambucetti (Câmara Argentina de Comércio Eletrônico); Daniel Amato (Federação dos Atacadistas e Fornecedores do Estado da Província de Buenos Aires); Ricardo Zorzón (Câmara Argentina de Supermercados).

Por Entidades Territoriais: Carlos Arecco (Bolsa de Valores de Bahía Blanca); Alberto Dragotto (Câmara de Comércio de Córdoba); Daniel Ariosto (Sindicato Comercial e Industrial de Mendoza); Martín Garmendia (Câmara de Comércio de Bahía Blanca); Alejandro Haene (Confederação Econômica de Missões); Daniel Betzel (Câmara de Comércio e Indústria de Salta); María Alejandra Rafael (Câmara de Comércio e Indústria de Santiago del Estero); Roberto Nevares (Câmara de Comércio de La Pampa); Héctor Viñuales (Federação Econômica de Tucumán); Guillermo Ceriani (Câmara de Comércio, Indústria e Produção de Comodoro Rivadavia) e Nelson Marcelo Yonna (Associação de Produção, Indústria e Comércio de Corrientes).

Daniel Calzetta foi eleito auditor de contas regular, enquanto Carlos Restaino foi nomeado auditor de contas suplente.

Desde 1924, a CAC representa o setor de Comércio e Serviços da Argentina, de acordo com os princípios da liberdade econômica e da iniciativa privada. Atualmente reúne mais de mil entidades setoriais e territoriais, além de pequenas, médias e grandes empresas de todo o país. É membro do denominado Grupo dos Seis – grupo das principais instituições sindicais empresariais – e tem sólida projeção internacional e amplo trabalho na área da educação com um Instituto Privado e a Universidade CAECE.

Sobre Natalio Mario Grinman

Nascido na cidade de Concordia, em 31 de maio de 1952, Natalio Mario Grinman possui vasta experiência na área sindical. Aos 21 anos ingressou na Câmara Gráfica de Entre Ríos, para posteriormente ingressar na Federação Argentina da Indústria Gráfica. Foi secretário do Centro Concordia de Comércio, Indústria e Serviços e, entre 1988 e 1996, foi presidente da instituição, sendo seu mandato o mais longo da história da entidade. Em 1985 ingressou na Federação Econômica de Entre Ríos, presidindo-a entre 1991 e 1995.

Com amplo conhecimento do mundo empresarial, Grinman também atuou no setor público e atuou como chefe do Gabinete Consultivo da Subsecretaria de Portos e Hidrovias Interior da Nação e assessor do Governador da província de Entre Ríos em questões econômicas. Da mesma forma, foi membro de numerosas comissões locais e regionais, incluindo a Comissão Interjurisdicional de Salto Grande, o Conselho Municipal de Produção da Concórdia, a Comissão do Parque Industrial Municipal da Concórdia e o Movimento Mesopotâmico de Emergências.

Em 1985 ingressou na Câmara de Comércio e Serviços Argentina (CAC), ocupando desde então diversos cargos tanto no Conselho de Administração como na Diretoria Executiva. Representou a CAC em entidades nacionais e internacionais, como CAMACOL e AICO, e foi secretário do Conselho Interamericano de Comércio e Produção. Desde 2016 atuou como Secretário da CAC, durante o mandato de Jorge Luis Di Fiori.

Natalio Mario Grinman tem 68 anos, é casado, tem 3 filhos e 6 netos e é quem, a partir de hoje, assume a liderança da CAC, uma das mais importantes câmaras de representação empresarial do país, com forte presença federal e projeção internacional.

Fonte: Câmara Argentina de Comércio e Serviços

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311