A Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) da CACB está iniciando no País, uma agenda de reuniões de planejamento com as Câmaras locais para promover suas ações de formação e qualificação. Na terça-feira (17) o encontro foi realizado na Associação Comercial do Acre e na quarta (18), na Associação Comercial de Maceió.
Os trabalhos iniciam pelo norte do País, em fevereiro quando será promovido, na Associação Comercial do Acre, o workshop Métodos Extrajudiciais de Soluções e Controvérsias (MESCs). Ele será presencial, está marcado para o dia 18, em Rio Branco.
Os cursos estão programados para março, dia 11, com introdução ao MESCS, de oito horas. Serão três cursos em maio e três em setembro e também palestras no em março (dia 02) “Como Economizar com a Não-Judicialização de Conflitos” (2h presencial); em maio (dia 04) “Prevenção de Conflitos Empresariais” (2h presencial) e junho (06) “Aplicações da Cláusula Compromissória” (2h presencial).
Cursos:
08 a 12 de maio – Curso de Mediação para Administradorres, semi-presencial de 80h + estágio;
19 a 21 de maio – Curso de Mediação para Advogados – semi-presencial 80h + estágio;
22 a 26 de maio – Curso de Mediação para Contabilistas – semi-presencial 80h+estágio.
11 a 15 de setembro – Curso de Arbitragem para Contabilistas – semi-presencial 80h + estágio;
22 a 24 de setembro – Curso de Arbitragem para Advogados – semi-presencial 80h + estágio;
25 a 29 de setembro – Curso de Arbitragem para Administradores – semi-presencial 80h + estágio.
A coordenação deste projeto ficará a cargo do consultor da CACB, Daniel Ribeiro.
Maceió
O projeto da Associação Comercial de Maceió prevê a capacitação de 30 agentes de desenvolvimento local em negociação e mediação neste ano e mais 30 no ano que vem. Os agentes são colaboradores das prefeituras indicados para fazerem a gestão da sala do empreendedor. Eles recebem uma capacitação do Sebrae para compreenderem o universo do empreendedorismo e colaborar com desenvolvimento econômico do município. Faz parte da efetivação da Lei Geral das MPEs.
O coordenador da CBMAE na CACB, Eduardo Vieira, explica que “a ideia é que os agentes, ao receberam qual demanda (conflito) dos empresários consigam fazer um filtro e encaminhar as questões para nossa Câmara instalada na Associação Comercial. Uma outra opção será o sistema de conciliação on line que lançaremos em breve”.
O projeto deve ter o inicio ainda no primeiro semestre, com data a ser definida após o alinhamento do Sebrae de Alagoas e a Associação Comercial de Maceió com as 30 prefeituras que serão chamadas a participar do projeto em 2016.
Participaram da reunião, em Maceío: Eduardo Vieira, coordenador da CBMAE/CACB; Lavínia Guimarães Mata – Vice Presidente da Ac Maceió; Renata Fonseca – Gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Alagoas; Tatiana Eigler – Analista da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae AL.
Na foto a equipe mais o ex-presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB Federal, Aldemar Motta.
Assessoria de Imprensa/CACB