1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / ENCONTRO

‘Café com Negócios’ reúne 400 empresários na ACRio e promete fomentar empreendedorismo no Rio de Janeiro

Projeto visa promover encontros mensais, onde os participantes vão poder fazer networking, cadastro como fornecedores, ouvir palestras sobre temas relevantes, consultorias e orientações de excelência

06 de maio de 2016 - 19:41
Rio-Oportunidades-de-Negócios-4

A primeira edição do “Café com Negócios” reuniu mais de 400 pessoas na ACRio, recorde de público esse ano

Um dia histórico. Em pleno momento de crise, cerca de 400 empresários se reuniram na manhã desta quinta-feira, dia 5 de maio, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), em um grande evento de oportunidades para micro e pequena empresas, responsáveis por 86% dos empregos com carteira assinada no Brasil. A primeira edição do “Café com Negócios” foi organizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado fluminense (Sebrae/RJ). O projeto visa promover encontros mensais, onde os participantes vão poder fazer networking, cadastro como fornecedores, ouvir palestras sobre temas relevantes, consultorias e orientações de excelência. Na ocasião, o Sebrae lançou o portal Rio Oportunidades de Negócios, com informações estratégicas relacionadas a quatro âncoras da economia fluminense: Compras Governamentais, Grandes Empreendimentos, Mega Eventos e Região Portuária da cidade do Rio. Um dos destaques da ferramenta é que somente empresas fluminenses que se cadastrarem, gratuitamente, no portal terão acesso aos editais de compras de todas as Prefeituras, Governos Estaduais, estatais, fundações e autarquias do país. O final do evento reservou um dos momentos mais importantes do dia. Cerca de noventa empresários, de diversas áreas, participaram de uma Sessão de Negócios. A dinâmica do encontro permitia que cada um deles apresentasse sua empresa, seu ramo de atuação, para todos os outros, atuando como compradores e vendedores. A próxima edição do “Café com Negócios” será dia 14 de junho. As inscrições, gratuitas e limitadas a cem pessoas, serão abertas em breve. Fiquem atentos ao nosso portal e acompanhe a ACRio nas redes sociais.

O Portal Rio Oportunidades de Negócios disponibilizará ainda informações que auxiliarão o empresário a pensar estrategicamente, de modo a aproveitar as oportunidades para tomar decisões seguras e precisas, que melhorem os resultados do seu empreendimento e fortaleçam o seu setor de atuação.

Rio-Oportunidades-de-Negócios

O acesso ao portal é gratuito. Uma vez cadastrado, o empresário poderá consultar: Relatórios de Inteligência – mensais e com análises aprofundadas sobre os temas abordados pelo Rio Oportunidades de Negócios; Editais de Compras – monitorados automaticamente e disponibilizados no portal, que também reunirá informações de diversas fontes do poder público e privado, divulgados em meio digital, para o Estado do Rio de Janeiro; Casos de Sucesso – relato de situações reais de micro e pequenos empresários que utilizaram informações estratégicas e conseguiram transformar em ações, de forma a aumentar a sua competitividade no mercado e alavancar seu empreendimento; e Notícias de Impacto e Alertas – conjunto de notícias monitoradas, coletadas e publicadas diariamente no portal, de interesse dos empresários e que originarão os alertas, disparados por e-mail e/ou por mensagens de texto via celulares (SMS).

Rio-Oportunidades-de-Negócios-3

Durante a Sessão de Negócios, empreendedores com sinergias entre si poderiam trocar informações e negociar a compra ou venda de produtos ou serviços

O primeiro “Café com Negócios” contou ainda com a palestra “A Importância da Informação Estruturada Para a Geração de Negócios”, ministrada pelo jornalista Dony de Nuccio, âncora do Jornal das Dez, da Globo News. Mestre em Economia, o profissional de imprensa acredita que nos próximos cinco anos o Brasil vai entrar em uma curva de crescimento econômico bastante acelerada que permitirá o deslanche do empreendedorismo. “Os empreendedores que se prepararem adequadamente com informação, eficiência e produtividade, vão sair dessa crise muito mais competitivos e fortalecidos”, avalia de Nuccio.

Rio-Oportunidade-de-Negócios-2

O jornalista Dony de Nuccio antecipou o lançamento de seu livro “Nasce um Empreendedor”, que ocorreria em junho, para coincidir com sua palestra no “Café com Negócios”. A obra foi escrita em parceria com Bob Wollheim

Depoimentos

Rio-Oportunidades

Cezar Vasquez, diretor superintendente do Sebrae/RJ

“Nossa parceria com a Associação comercial busca sempre explorar, no bom sentido, o que cada instituição tem de melhor. A Associação tem uma liderança, tem uma marca mito forte no tema do debate, da mobilização empresarial. A gemente tem feito um trabalho aproveitando essa marca para discutir, para conversar, para trazer informação. Essas tem sido as características das nossas parcerias diretas com a Associação Comercial. Mais do que a oferta do serviço em si, vale a discussão, a informação. O Sebrae Rio de Janeiro, desde cedo no seu planejamento, definiu que as oportunidades geradas no estado são temas cruciais para as pequenas empresas. O Rio recebeu nos últimos anos uma serie de grandes investimentos e as oportunidades ainda existem. Como acessá-las é que interessa aos pequenos empresários. E a gente vem trabalhando isso nos projetos da Olimpíada, do Porto, de Compras Governamentais, Grandes Empreendimentos. Tudo consolidado nesse portal”, Cezar Vasquez, diretor superintendente do Sebrae/RJ.

Rio-Oportunidades-5

Evandro Peçanha, diretor do Sebrae

“A feliz união de esforços entre Associação Comercial, que tem uma expressão histórica na cidade e no estado do Rio de Janeiro, com seus 206 anos de existência, e uma instituição jovem, que é o Sebrae, com apenas 40 anos, traz aos pequenos empresários uma possibilidade de retomar os negócios, nesse momento que vivemos uma crise econômica muito séria. Esse projeto vai ser um ponto de partida, sequenciado pelo Café com Negócios, para animar as nossas pequenas empresas, aproximá-las das grandes empresas, integrar a economia do estado do Rio de Janeiro, e estimular o associativismo. Que essas empresas venham permanentemente para o quadro da Associação Comercial para que elas possam ajudar a fortalecer o quadro da economia no Rio de Janeiro”, Evandro Peçanha, diretor do Sebrae.

Rio-Oportunidades-7

Cezar Kirszenblatt, gerente da Unidade de Conhecimento e Competitividade do Sebrae

“Normalmente, ter acesso ao cadastro de empresas, de licitações, de pregões eletrônicos de todo o Brasil é uma coisa custosa e não é simples para a pequena empresa. Nós estamos dando acesso só às empresas do estado do Rio de Janeiro aos editais de compras de todas as prefeituras e governos estaduais do Brasil, fundações, autarquias e empresas estatais. Uma empresa do Rio poderá se beneficiar de um edital do Espírito Santo, de Minas Gerais, São Paulo ou qualquer lugar do país. Fazer parte de um programa de encadeamento produtivo com grandes empreendimentos é fundamental. Se uma pequena empresa consegue participar do fornecimento de uma grande empresa global, ela entra na cadeia produtiva e consegue exporta através do fornecimento para a grande empresa”, Cezar Kirszenblatt, gerente da Unidade de Conhecimento e Competitividade do Sebrae.

Rio-Oportunidades-6

Thor Carvalho, presidente do Conselho Empresarial das Pequenas e Médias Empresas da ACRio

“O portal do Sebrae vai justamente auxiliar o micro e pequeno empresário na busca de informações sobre licitações e editais. Eles concentram as informações de uma forma que fica muito mais fácil encontra-las. É muito difícil fazer essas buscas em todos os Diários Oficiais – da União, dos estados e de todos os municípios brasileiros. O portal simplifica esse tipo de localização tornando para o micro e pequeno empresário mais fácil participar dessas informações. O Conselho da Pequena e Média Empresa busca apoiar todas essas iniciativas que trazem valor para o micro, pequeno e médio empresário e agregar esse valor também para a Casa, para a Associação Comercial do Rio de Janeiro, de modo a mostrar para os nossos associados e futuros associados que podemos oferecer diversos benefícios e acrescentar mais oportunidades de negócios”, Thor Carvalho, presidente do Conselho Empresarial das Pequenas e Médias Empresas da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio).

Fonte: ACRio

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311