Em reunião com presidentes, diretores e colaboradores da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), foram pré-definidos a missão, visão e valores da entidade. A partir disso, o presidente George Pinheiro pretende mobilizar as Federações para que atuem mais ativamente em seus estados. Além disso, a CACB também se fará mais presente na vida do empresariado. A reunião ocorreu em Brasília, no Hotel Cullinan Hplus, e finalizou nesta terça-feira (08).
Entre as pautas discutidas, foram mencionadas a necessidade de aumentar o número de associados para fortalecer a capilaridade da CACB e o aprimoramento da receita da entidade. “Precisamos definir metas factíveis e desafiadoras. A CACB tem um enorme potencial, e vamos aproveitá-lo de forma eficiente e inteligente. Para isso, todos precisam participar”, mobilizou Pinheiro.
Emílio Parolini, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), observou que as associações comerciais e empresariais (ACEs) são muito presentes localmente. “As ACEs de alguns municípios atuam como um segundo ou terceiro poder. São muito atuantes e conquistam espaço para os empresários. Nós temos que aproveitar essas qualidades para fortalecer o Sistema CACB.”
Nos planos de ação da entidade, constam a mobilização das Federações para realizar o 11º Congresso Mundial de Câmaras de Comércio (World Chambers Congress – WCC), em 2019, evento promovido pela International Chamber of Commerce (ICC). “Ao trazer esse evento para o Rio de Janeiro, abriremos as portas para muitas oportunidades aos empresários de nosso País, por isso precisamos fortalecer a imagem do Brasil e aumentar as chances de sediar o evento em 2019”, disse Pinheiro.
A próxima reunião de presidentes e diretoria está prevista para acontecer no Rio de Janeiro no mês de abril.