1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / 11WCC / #11WCC

CACB reconhece entidades por apoio no desenvolvimento local em seus municípios

As associações comerciais de Joinville, Maringá e Ribeirão Preto receberam o reconhecimento na quarta-feira (12), durante o #11WCC

13 de junho de 2019 - 10:33

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) realizou na quarta-feira (12) a entrega do prêmio “Desenvolvimento Local”, que reconheceu três entidades do Sistema CACB pelo destaque nacional em sua atuação no desenvolvimento local e no apoio ao associativismo e ao empreendedorismo em seus municípios.

As associações comerciais de Joinville (SC), Maringá (PR) e Ribeirão Preto (SP) receberam a premiação em cerimônia realizada no Stand da CACB, na Área de Exposições do 11th World Chambers Congress. Elas foram selecionadas através de um júri especial, escolhido pela CACB.

A Associação Empresarial de Joinville (Acij) se destaca na defesa dos interesses dos empresários e da população junto aos governos federal, estadual e municipal. Dentre as ações com iniciativa da Acij, está a contratação de laudo técnico sobre a BR-101, obrigando o governo a rever erros de projeto e execução da obra no ano de 1999. Em 2013, a Acij arrecadou recursos e instalou equipamentos melhorando a infraestrutura do Hospital Municipal São José com a Campanha “Eu Abraço o São José”, cujo objetivo foi o de atender as demandas emergenciais.

Várias iniciativas bem-sucedidas na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) serviram de modelos para diferentes entidades empresariais do sistema CACB e até mesmo outros sistemas. Dentre elas, destacam-se o Observatório Social, que é um movimento que visa a melhorar a aplicação dos recursos financeiros do governo local, por meio de acompanhamento de voluntários que analisam e acompanham os processos de compras e gestão de estoques. Outra iniciativa foi o Codem – Conselho de Desenvolvimento Municipal. Ele reúne a sociedade civil organizada – sindicatos, escolas, faculdades, governo, associações, ONGs, e outros – que definem o planejamento do município.

A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) mantém um departamento para acompanhar toda a ação dos Poderes Executivo e Legislativo que impactam a vida das empresas do município. Funciona como um observatório municipal, onde é possível contribuir para formulação de políticas vinculadas à definição de áreas comerciais e industriais; alvará para funcionamento de empresas; impostos municipais, entre outras.

 

Por Erick Arruda da Assessoria de Comunicação do #11WCC

 

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311