Representantes da Embaixada da República Democrática Federal da Etiópia visitaram nesta quinta-feira (19/10) a sede da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em Brasília. O ministro da Agricultura da Etiópia e diplomata, Yohannes Shode Didawa, e o terceiro secretário, Henok Seifu Merid, foram recebidos pela diretora de Relações Institucionais da CACB, Vitória Arruda.
“Brasil e Etiópia têm fortes relações comerciais e muitas similaridades. Queremos o apoio de organizações, como a CACB, para desenvolver ações conjuntas entre os dois países”, disse Yohannes Didawa. Segundo ele, a intenção é trabalhar em cooperação para facilitação do comércio e mitigação de dificuldades regulatórias.
“Temos interesse em parcerias para facilitar investimentos e negócios, principalmente nas áreas de produtos manufaturados e agricultura”, completou o terceiro secretário. De acordo com os representantes, apesar de dificuldades nos últimos anos, a economia da Etiópia está crescendo e tem potencial para ser um dos maiores mercados da África.
“A Etiópia é um país independente, democrático e que participa de relações internacionais. Vamos atuar para resolver problemas junto com outros países”, reforçou o ministro da Agricultura da Etiópia. Ele destacou que o país passará a fazer parte dos BRICs a partir de 1º de janeiro do ano que vem. Hoje, a Etiópia tem uma população de 120 milhões de habitantes e sua economia se baseia na agricultura de café, milho, cevada, sorgo e flores.