
Alfredo Cotait abriu a “casa” para reunião dos conselheiros do Sebrae Nacional | Fotos: Reisy Ruzzi
A primeira reunião do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) do Sebrae em 2025 foi realizada na sede da CACB, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (19). A Confederação é a única entidade não vinculada ao sistema sindical que integra o Conselho. Alfredo Cotait Neto, presidente da CACB, é o titular do assento, e Itamar Manso Maciel Júnio, vice-presidente, o suplente. Além disso, a CACB, por meio das federações, tem assento em todos os conselhos estaduais do Sebrae.
Logo na abertura do evento, Cotait lembrou que o Sebrae é o principal parceiro da CACB em toda a sua rede: “Lutamos pelas mesmas causas, quero que os senhores e as senhoras se sintam em casa e que, mais uma vez, possamos colaborar. Estamos juntos!”

Sobre a Reforma Tributária, Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, disse que entidade segue com “zelo e vigilância”
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, agradeceu a recepção e lembrou que era a segunda vez que a CACB sediava uma reunião do Conselho, referindo-se a um encontro realizado em São Paulo, na sede da associação comercial.
Na hora de sua fala, Itamar Manso lembrou da importância de se manter ativo o Comitê Temporário da Reforma Tributária. Décio Lima garantiu que a entidade permanece com “zelo e vigilância permanente porque é preciso proteger os pequenos”, mas também vê que o segmento “está vivendo um grande momento”. Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae lembrou que foi firmado um acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para acompanhar o assunto. Atendendo a um pedido de Alfredo Cotait, o Conselho decidiu por renovar a vigência do Comitê.

Reunião do Conselho Deliberativo Nacional durou a manhã toda e foi realizada na CACB
A reunião foi comandada por José Zeferino Pedrozo, presidente do CDN, que é diretor financeiro da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).