1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / CONSELHO DELIBERATIVO

CACB realiza última reunião de Conselho do ano

Grupo discutiu temas de gestão, o 6º Fórum Nacional CACB Mil e o projeto Transformar, que será desenvolvido em 2020

10 de dezembro de 2019 - 20:04

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) realizou nesta terça-feira (10) a 4ª Reunião do Conselho Deliberativo, encerrando as atividades de 2019. Entre outros assuntos, os conselheiros discutiram temas relacionados à gestão, falou sobre o 6º Fórum Nacional CACB Mil, que será realizado nos dias 9 e 10 de junho, em Brasília, e apresentou uma retrospectiva das ações realizadas pela CACB em 2019.

O presidente do Conselho Consultivo da CACB, José Paulo Cairoli, elogiou o trabalho que a CACB realizou ao longo do ano e disse que “este é o momento de as associações comerciais mostrarem sua força”.

O coordenador da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), Eduardo Vieira, falou sobre a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo Comitê Jurídico da CACB, que discute de grande relevância para o empreendedor brasileiro e embasa as teses que a Confederação defende no Congresso Nacional. “Seria muito importante se todas as federações estivessem representadas no Comitê”, apontou.

Transformar

Eduardo também apresentou ao grupo o projeto Transformas, que a CACB vai desenvolver em todo o país, a partir de 2020, com o objetivo de preparar as entidades para os enfrentamentos do dia a dia, em nível administrativo e executivo. “Temos como meta sensibilizar 500 associações comerciais, capacitando gestores e dirigentes, realizando eventos, estimulando a transformação digital, facilitando o acesso à Justiça, entre outras coisas”, destacou.

Programas

O coordenador executivo da, Carlos Rezende, afirmou que o Empreender Competitivo tem conseguido se desenvolver bem e que já existem negociações para a retomada do Empreender Convencional a partir do ano que vem

Luiz Bortolin, coordenador do Programa de Geração de Receitas e Serviços (Progerecs), destacou a meta do governo Bolsonaro, de emitir 40 bilhões de certificados digitais nos 4 anos de governo, o que traz a necessidade da criação de uma rede que atenda a essa demanda. “A CACB, através da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), tem feito um trabalho fundamental junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), defendendo as pautas do setor”, disse.

O executivo disse ainda que está à disposição de todas as entidades do Sistema CACB para apresentar o serviço de Certificação Digital da entidade e ampliar a rede.

Homenagem

 

O vice-presidente da Facern, Nilson Brasil, trouxe a George Pinheiro a comenda do Mérito Abolição, em reconhecimento aos serviços prestados ao desenvolvimento socioeconômico de Mossró-RN e região, como empresário associativista.

“A homenagem deveria ter sido entregue em agosto, durante a celebração em homenagem ao centenário da Associação Comercial de Mossoró, mas infelizmente o presidente George não pôde comparecer, por isso fiz questão de trazer e entregar em mãos”, disse Nilson.

Pinheiro agradeceu a honraria e disse que ela não é sua, mas da CACB. “Estou presidente desta casa, mas isto é passageiro. A nossa Confederação é que é importante e ela quem devemos honrar”, declarou.

Por fim, o presidente da CACB agradeceu a presença de todos e informou que a 1ª Reunião de Diretoria da CACB em 2020 será realizada na primeira semana de fevereiro, abrindo os trabalhos do ano que vem.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311