
Reuniões tem com objetivo impulsionar as MPEs no mercado internacional | Foto: Banco de imagens
Nos dias 6 e 7 de março, a CACB promoveu duas reuniões com embaixadores: o da África do Sul e o de Chipre. Os encontros tiveram como objetivo aprofundar as negociações para incentivar relações de exportação entre micro e pequenas empresas brasileiras e os mercados internacionais.

Maurício Manfré, coordenador de relações internacionais da CACB, e o embaixador Vusi Mavimbela | Foto: CACB
África do Sul
A reunião entre a CACB e o embaixador da África do Sul, Vusi Mavimbela, tratou da abertura de negócios; investimentos brasileiros no país africano (identificação de setores estratégicos para investimentos, como agroindústria, tecnologia, mineração e energia renovável); mapeamento de incentivos e facilidades oferecidas pelo governo local; promoção de feiras, rodadas de negócios e a organização de um webinar para apresentar oportunidades de negócios.
Os próximos passos incluem a definição de um cronograma para o webinar, estabelecimento de um canal permanente de comunicação e criação de um grupo de trabalho para levantamento de informações estratégicas.
Chipre
A CACB recebeu, em sua sede, o embaixador do Chipre, Vasilios Philippou, e de forma virtual, o CEO do Cyprus Investment, agência responsável pela promoção de investimentos no país, Marios Tanossouis. O objetivo principal do encontro foi a construção de um acordo de cooperação para fomentar a atração de investimentos bilaterais entre Brasil e Chipre.
Marios Tanossouis destacou que o Brasil poderia se tornar o centro de operações da América Latina para os investimentos de Chipre. “O incentivo a micro e pequena empresa é uma parte crucial dessa equação. Estamos ansiosos para levar essa colaboração adiante”, afirmou.

Reunião na sede da CACB | Foto: Gustavo Damaso / CACB
O embaixador Vasilios anunciou que foram assinados memorandos de entendimento entre a Invest Cyprus e diversos estados brasileiros, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Paraná. Os acordos visam estabelecer bases para investimentos bilaterais e facilitar a troca de informações entre os dois países.
Para dar continuidade às negociações, está prevista uma nova reunião na semana do dia 20 de março.
O coordenador de relações internacionais da CACB, Maurício Manfré, ressaltou que a entidade tem um papel fundamental na facilitação de relações entre compradores e fornecedores, fortalecendo as relações bilaterais entre o Brasil e os parceiros internacionais.
A CACB, por meio da Brazilian Chamber of Commerce (BRCC), departamento que busca estimular relações empresariais em mercados estratégicos, tem atuado para promover na inserção das MPEs no comércio internacional.