1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / BRASÍLIA

CACB realiza o segundo dia de reuniões com participantes do Empreender Convencional

Grupo se reuniu no Hotel Cullinan Hplus, onde participou de uma dinâmica guiada pelo consultor Gilmar Barbosa. Na parte da tarde, houve uma visita à Câmara dos Deputados

30 de maio de 2018 - 14:25

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) realizou, nessa segunda e terça-feira (28 e 29), o evento que representou a ida das entidades participantes do Empreender a Brasília, uma das premiações do Prêmio Empreender Convencional.

No segundo dia, a dinâmica realizada na parte da manhã envolveu os participantes em uma análise, para a qual foram divididos em três grupos: coordenadores, presidentes e consultores. A atividade, guiada pelo consultor Gilmar Barbosa, fomentou a reflexão sobre o papel de cada um desses grupos no sucesso do programa Empreender, bem como a influência dele no crescimento profissional de seus integrantes. A dinâmica teve como principal atividade a realização de uma Análise SWOT, que se caracteriza por identificar problemas e achar soluções, observando fatores internos e externos da organização, sendo eles:

– Forças (fatores internos)

– Fraquezas (fatores internos)

-Oportunidades (fatores externos)

-Ameaças (fatores externos)

“A ideia básica é aproveitar os grandes talentos, as experiências registradas e fazer com que isso oriente na melhoria das próximas edições do programa. Portanto, diante da reunião de executivos, empresários, colaboradores e consultores, o propósito é de utilizar essa experiência para que o programa se torne mais sólido e seja orientado exatamente por possíveis deficiências ou oportunidades de melhorias”, afirma o consultor do Empreender, Gilmar Barbosa.

Na parte da tarde houve uma visita à Câmara dos Deputados, um dos símbolos nacionais da cidade. A visita procurou mostrar um pouco o lado turístico e ao mesmo tempo o lado político da cidade.

Resultados na ponta: A visão dos empresários

O objetivo da missão foi proporcionar uma experiência de vinculação empresarial a quem é beneficiado pelo programa Empreender. Veja a seguir os depoimentos dos empresários.

BA: “O Empreender deu uma maior visibilidade à nossa categoria de manicures, deu uma outra visão, foi um projeto que teve um respaldo muito grande. Com esse evento tive uma visão do tamanho da nossa Confederação, como ela trabalha, desse apoio e o que esse programa proporcionou em todo o país. Com a apresentação desses resultados e experiências vividos pelos outros estados, podemos ver a dimensão do Empreender” -Patrícia Makiyama

MG: “Esse evento me proporcionou aumentar o meu conhecimento e, consequentemente, conhecimento é dinheiro. Então eu acho que todos os empresários devem estar envolvidos com o projeto, isso acaba se tornando uma maneira de levar conhecimento e crescimento para seu núcleo, sua empresa, sua associação, ou em grandes proporções, até para sua cidade como um todo. As ideias de todos os representantes podem acrescentar no conhecimento de todos aqui” – Cristina da Silva

RS:“Caxias do Sul é uma cidade bem desenvolvida e extremamente competitiva, o Empreender na Microempa desenvolveu uma cultura de cooperação e de associativismo. Falando do nosso núcleo, que é de empresas de serviços, é um núcleo que não tem essa cultura de estabelecer essas parcerias, tem muito mais a cultura da concorrência, então essa oportunidade foi muito boa para entendermos a importância de se associar, além de conseguir profissionalizar melhor a gestão das empresas. Nós como empresários, vendo as entidades discutindo o projeto, falando de continuidade, faz com que nós acreditemos ainda mais no projeto e nos benefícios que ele vem trazendo.” – Luciana Gomes

PE: “O projeto dentro das empresas da área de beleza foi muito importante, ele estimulou a vontade de buscar a gestão, a organização e fortalecimento da empresa dentro do seu segmento. No nosso segmento é um pouco mais complicado, pois na maioria das vezes os empresários são os profissionais da beleza, e esses profissionais muitas vezes se preocupam mais com parte técnica e acabam esquecendo da gestão. Com esse projeto, tivemos a oportunidade de unir o útil ao agradável, de não só desenvolver a parte técnica, mas também a gestão, os processos, e hoje temos exemplos de profissionais que conseguiram aplicar isso em suas empresas, mostrando inúmeros resultados positivos” – Mariana Bezerra

O Prêmio Empreender

O Prêmio Empreender 2017 reconheceu o trabalho de associativismo realizado por empresários de diferentes setores. A premiação teve como objetivo dar reconhecimento e visibilidade às melhores implementações do Empreender no Brasil. Os núcleos setoriais que obtiveram destaque foram selecionados para ir a Brasília participar de reuniões com o Sebrae e a CACB; e os melhores empresários, que foram premiados com recursos para converter em capacitações, consultorias e afins.

Participantes

Núcleos setoriais de cinco diferentes estados participaram do evento. O Núcleo de Manicures da Acefs- Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (BA), o Núcleo Além Vest Moda, da Associação Comercial e Empresarial de Além Paraíba (MG) e o Núcleo GSEN- Solução e Negócios, da Associação das Empresas de Pequeno Porte do RS- Microempa, de Caxias do Sul (RS), foram os núcleos finalistas do prêmio Empreender. Com eles, participam núcleos de Pernambuco e Mato Grosso, bem como representantes das ACEs dessas regiões.

Missão a Brasília

O evento foi dividido em dois dias. No primeiro dia de evento, o debate teve foco no papel da CACB e do Sebrae na condução dos projetos, bem como no empenho das federações, associações comerciais e, claro, dos empresários da ponta nas iniciativas empresariais. Os representantes das federações, associações comerciais e os empresários nucleados expuseram suas experiências com o Empreender, trazendo uma perspectiva local de como o projeto impacta a economia dos estados. A última atividade realizada foi uma visita à sede da CACB, onde a superintendente, Juliana Kämpf, recepcionou os participantes com uma apresentação sobre o papel da entidade, sua história e o peso nacional que ela possui na promoção da competitividade das micro e pequenas empresas.

No segundo dia de evento, terça-feira (29), o grupo se reuniu no Hotel Cullinan Hplus, onde participou de uma dinâmica guiada pelo consultor Gilmar Barbosa. Na parte da tarde houve uma visita à Câmara dos Deputados.

Fonte: Empreender

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311