Imprensa
SÉRIE/ANIVERSÁRIO

CACB, que completa 114 anos, é referência para os empreendedores, afirmam presidentes de associações comerciais

Lideranças de diferentes regiões do país ressaltam a força do associativismo, a representatividade empresarial e a contribuição da Confederação para o desenvolvimento econômico brasileiro

12 de junho de 2026 às 14:21

A trajetória da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) segue sendo motivo de reconhecimento em todo o país. Em celebração aos 114 anos da entidade, presidentes de associações comerciais de diferentes estados evidenciam o papel desempenhado pela entidade ao longo de mais de um século de atuação para ampliar a voz do empresariado brasileiro e fortalecer o diálogo em torno de pautas estratégicas para o desenvolvimento econômico.

Para o presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), José Paulo Soares Martins, a atuação da Confederação se tornou uma referência para os empreendedores brasileiros. “Representa um marco no apoio e na defesa dos empreendedores do nosso país e também um marco importante do simbolismo e da importância da atividade do associativismo”, afirma.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Leonardo Puppi Bernardi, ressaltou a representatividade nacional da entidade e a capacidade da CACB de conduzir pautas de interesse do setor produtivo. “Nós nos sentimos muito bem representados pela Confederação em todas as demandas que se apresentaram de cunho nacional”, destacou.

Também reconhecendo o papel da entidade, Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), apontou o associativismo como um instrumento fundamental para promover integração, desenvolvimento econômico e progresso social.

O presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Paulo Mourão, parabenizou a CACB pelos 114 anos de atuação e destacou a liderança do presidente Alfredo Cotait e os projetos desenvolvidos em benefício dos empresários brasileiros.

Para Rafael Menegotto, presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB), a CACB exerce um papel estratégico na articulação do sistema do associativismo. “A CACB representa uma grande rede nacional que conecta as lideranças empresariais e fortalece a representatividade de todo o nosso sistema, principalmente quando representa os pequenos e médios negócios”, afirmou.

A atuação da Confederação como porta-voz do setor produtivo também foi destacada pelo presidente da Associação Comercial Empresarial de Sergipe (Acese), Renan Tavares. “A CACB representa união, representatividade e desenvolvimento. Há 114 anos ela fortalece o associativismo e dá voz ao setor produtivo”, declarou.

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Pará de Minas (Ascipam), Roseleny Melo, ressaltou a trajetória centenária da entidade e sua contribuição para a defesa do empreendedorismo, da livre iniciativa e do desenvolvimento econômico nacional.

Na mesma linha, Tiago de Azevedo, presidente da Microempa, enfatizou a força da representação institucional exercida pela CACB junto aos poderes públicos e sua contribuição para a construção de um ambiente mais favorável aos negócios.

Já a presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Vera Antunes, salientou o protagonismo conquistado pela entidade ao longo de sua história. “A CACB representa a voz do empresariado a nível nacional. São 114 anos de protagonismo. Que continuemos fortalecendo cada vez mais o associativismo”, afirmou.

Últimas Notícias

Câmara dos Deputados aprova aumento do limite de faturamento do MEI Câmara dos Deputados aprova aumento do limite de faturamento do MEI
PLP 186/2026 14 de outubro de 2026 às 21:49

Câmara dos Deputados aprova aumento do limite de faturamento do MEI

Setor produtivo debate prioridades e entrega a Flávio Bolsonaro propostas para a economia Setor produtivo debate prioridades e entrega a Flávio Bolsonaro propostas para a economia
ASSOCIATIVISMO 14 de outubro de 2026 às 10:02

Setor produtivo debate prioridades e entrega a Flávio Bolsonaro propostas para a economia

Rede Parlamentar Mista de Políticas Femininas é lançada com participação de presidentes de Conselhos da Mulheres Empreendedoras Rede Parlamentar Mista de Políticas Femininas é lançada com participação de presidentes de Conselhos da Mulheres Empreendedoras
LIDERANÇA 13 de outubro de 2026 às 21:52

Rede Parlamentar Mista de Políticas Femininas é lançada com participação de presidentes de Conselhos da Mulheres Empreendedoras

Rede parlamentar feminina articula em SP agenda de impacto econômico e social para fortalecer mulheres Rede parlamentar feminina articula em SP agenda de impacto econômico e social para fortalecer mulheres
CMEC 13 de outubro de 2026 às 12:03

Rede parlamentar feminina articula em SP agenda de impacto econômico e social para fortalecer mulheres

Correio Braziliense destaca encontro promovido pela CACB com o candidato Flávio Bolsonaro Correio Braziliense destaca encontro promovido pela CACB com o candidato Flávio Bolsonaro
NA MÍDIA 9 de outubro de 2026 às 15:28

Correio Braziliense destaca encontro promovido pela CACB com o candidato Flávio Bolsonaro

Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral
NA MÍDIA 8 de outubro de 2026 às 16:44

Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel