CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / COMÉRCIO EXTERIOR

CACB promove capacitação sobre Certificado de Origem em Porto Alegre-RS e Santos-SP

O documento concede tratamento preferencial nas exportações para países com os quais o Brasil possui acordos de comércio

27 de outubro de 2017 - 14:41

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) promoveu esta semana o curso Certificado de Origem e palestra sobre Certificado de Origem Digital (COD) nas cidades de Santos-SP e Porto Alegre-RS.

Participantes do curso em Porto Alegre.

Em Porto Alegre, o evento foi realizado nesta sexta-feira (27), em parceria com a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), e em Santos na quarta-feira (25). A capacitação foi ministrada por Cibele Oldemburgo, analista de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), e o executivo da CACB, professor Aduaneiro e consultor e assessor em Comex, Francisco Soler.

De acordo com Juliana Kämpf, superintendente da CACB, a entidade tem trabalhado para fortalecer a participação das empresas brasileiras, em especial as MPEs, no comércio exterior, e uma de das suas principais linhas de atuação é a emissão de Certificados de Origem. “Trata-se de um documento que concede tratamento preferencial nas exportações para países com os quais o Brasil possui acordos de comércio. Após grandes investimentos em sistemas e contratação de equipe qualificada, a CACB disponibiliza hoje um dos melhores sistemas de emissão de Certificado de Origem Online do País”, explica.

Francisco Soler durante fala na Federasul, em Porto Alegre. Foto: Itamar Aguiar/Agência Freelancer

“Os eventos de Porto Alegre e Santos são muito importantes para nossa rede porque destacam o incentivo à exportação que a CACB tem dado às empresas brasileiras”, disse George Pinheiro, presidente da Confederação.

A emissão através do sistema da CACB, contemplando assinatura digital, é realizada em ambiente seguro e possibilita a obtenção do histórico e rastreio das emissões dos certificados.

Cibele Oldemburgo fala aos participantes do curso em Porto Alegre. Foto: Itamar Aguiar/Agência Freelancer

Segundo o MDIC, O COD atende a rígidos padrões de segurança e proporciona ao comércio exterior maior confiabilidade. As assinaturas digitais, contidas neste documento garantem autenticidade quanto à autoria e integridade do conteúdo. A utilização do COD gera redução de custos diretos dos serviços em média de 35% e garantia de agilidade na emissão de até 24 horas para até 30 minutos.

Para mais informações sobre a emissão de Certificado de Origem Digital, acesse http://cod.cacb.org.br/.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311