A consultora de Comunicação Institucional da CACB, Monica Monteiro, participou, nesta segunda-feira (29), do primeiro ato oficial do Grupo de Engajamento Business 20 Brazil, ou B20 Brasil, o Opening Event, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Com o G20 sob a liderança do Brasil, o encontro é uma oportunidade dar protagonismo às discussões para uma agenda global.
Desde que o fórum empresarial foi criado, esta é a primeira vez que o Brasil assume a coordenação do grupo, este ano exercida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)
O evento desta segunda-feira reúne cerca de 700 participantes brasileiros e dos demais países membros do grupo, além de representantes de diversos segmentos da indústria. Na agenda, as prioridades do G20 e do B20 e a estratégias do B20 para promover o desenvolvimento social e econômico inclusivo e voltadas à inovação e produtividade.
Liderados por grandes executivos brasileiros, os grupos são formados por empresários do Brasil e estrangeiros que vão se dedicar aos debates e propostas dentro dos seguintes temas: Comércio e Investimento, Finanças e Infraestrutura, Emprego e Educação, Transição Energética e Clima, Transformação Digital, Integridade e Compliance, Sistemas Alimentares Sustentáveis e Agricultura, além do Conselho de ação Mulheres, Diversidade e Inclusão em Negócios.
Participaram, além do presidente da CNI, Ricardo Alban, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Geraldo Alckmin; o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira; o cientista político Ian Bremmer, especializado em política externa global, estados em transição e risco político global; o presidente do Fórum Econômico Mundial, Børge Brende; o chair do B20 Brasil, Dan Ioschpe; o sherpa do G20, embaixador Mauricio Lyrio; e a coordenadora da Trilha de Finanças do G20, Tatiana Rosito.
O B20
O B20 é o fórum de diálogo mundial que conecta a comunidade empresarial aos governos do G20, mobilizando quase mil representantes do setor privado dos países membros, com a missão de elaborar sugestões relevantes que influenciem o processo de tomada de decisões nas pautas prioritárias nos países do G20.
*Com informações da CNI