
Foto: CACB
No dia 27 de fevereiro, representantes da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) participaram de uma reunião com o ministro de Estado do Ministério das Relações Exteriores da Etiópia, Mesganu Arga, em Brasília. O superintendente da CACB, Carlos Rezende, juntamente com a gestora de comunicação, Katiuscia Sotomayor, acompanharam a conversa sobre oportunidades de cooperação econômica e investimentos entre os dois países, com foco no acesso de empresários brasileiros do sistema de associações comerciais a novos mercados.
Durante a reunião, o ministro Arga destacou o expressivo crescimento econômico projetado para a Etiópia em 2024/25 e reforçou o interesse em atrair investimentos brasileiros, especialmente nos setores de indústria têxtil, mineração e turismo. Segundo ele, o país africano oferece incentivos fiscais e acesso facilitado ao mercado, visando estreitar os laços comerciais com o Brasil. “É necessário fornecer informações corretas à comunidade empresarial brasileira sobre as oportunidades de investimento no país, que tem a segunda maior população da África e uma das economias de crescimento mais rápido do mundo”, apontou o representante do governo estrangeiro.
A presença da Embraer no mercado etíope abriu perspectivas para parcerias com a Ethiopian Airlines, enquanto a Smar Technology Company manifestou interesse em colaborar em projetos de automação industrial, com foco no setor energético. O secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, Paco Brito, também presente no encontro, ressaltou o papel estratégico de Brasília como ponto de conexão para voos diretos entre o Brasil e a África.
Outros temas debatidos incluíram segurança alimentar, transição energética sustentável e estudos sobre os recursos minerais da Etiópia.
A CACB, por meio da criação da Brazilian Chamber of Commerce (BRCC), departamento que busca estimular relações empresariais em mercados estratégicos, tem atuado para promover na inserção das MPEs no comércio internacional.