1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / EMPREGABILIDADE

CACB participa de fórum que discute resgate de jovens em situação de vulnerabilidade, através da educação e do emprego

Um dos focos da iniciativa é o incentivo à abertura do mercado de trabalho para jovens com pouca qualificação

22 de agosto de 2018 - 16:26

O presidente da CACB, George Pinheiro, participou nesta quarta-feira (22) do Fórum Nacional de Diretores, da Aliança Brasileira Pela Educação, que aconteceu no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O encontro discutiu medidas para o resgate, através da educação e do emprego, de jovens vulneráveis que não trabalham e nem estudam.

A CACB foi convidada a participar do encontro por sua significativa capilaridade: a entidade representa milhões de empresas em todo o Brasil. Um dos focos da iniciativa é o incentivo à abertura do mercado de trabalho para jovens com pouca qualificação e em situação vulnerável.

Durante a abertura do Fórum, o presidente da CLDF, deputado Joe Valle, destacou que há apenas um caminho para a prosperidade do País, e que ele é pela educação. Durante sua fala, Valle citou projetos aprovados pela casa em favor de melhorias das escolas públicas e do ensino básico no Distrito Federal. Além disso, demonstrou preocupação ao falar sobre os jovens talentos que a sociedade está perdendo para a criminalidade, por falta de investimento adequado. “Este é um evento importante porque visa trazer a semente da solução coletiva para este problema”, disse.

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Barone, deu destaque à capacitação de jovens para a iniciativa empreendedora. Para ele, o potencial de inclusão social através das micros e pequenas empresas é enorme, através do incentivo e do encorajamento de jovens para empreender. “Imaginem um público formado por empresários que têm ideias, interesse, impulso e iniciativa, mas carecem de capacitação mínima. Vamos nos mobilizar e fazer com que eles sobrevivam e nos ajudem a superar tantas lacunas sociais”, declarou.

A presença de George Pinheiro foi destacada pelo presidente do Conselho de Administração da Kroton Educacional, Evandro José Neiva. “Ele se dispõe a ser uma liderança para incentivar que uma legião de empresas tenham o compromisso da empregabilidade para estes jovens”, disse.

Neiva fez um discurso em homenagem aos diretores de escolas públicas. “É inadmissível que se coloque a culpa deste problema em vocês. Ele é nosso, do nosso País. Todos devemos ter compromisso compartilhado com os jovens em situação de evasão escolar”, disse. Segundo o professor, este é um tema que já foi exaustivamente estudado, e que agora precisa de ação. “Nossa mobilização é para, efetivamente, desenvolvermos ações para minimizar esse efeito desastroso que ameaça a todos nós”, concluiu.

O presidente da CACB aproveitou o momento para destacar que a iniciativa privada não pode mais fechar os olhos para esta questão e precisa ir a fundo para ajudar a resolver este desafio. “Educar é dever de todos, e às vésperas de uma eleição, vamos colocar este tema em debate para ouvir o que os candidatos pretendem fazer para incluir mais, favorecer os jovens que necessitam de ajuda e apostar na formação deste exército de brasileiros”, disse.

Pinheiro disse não haver dúvidas de que estamos começando uma verdadeira cruzada que exige ampla participação e contribuições, dando destaque a fortes investimentos na formação de bons docentes. “Professores são particularmente importantes para crianças com perfil socioeconômico baixo. A atuação deles, por anos seguidos, muda o destino de um aluno pobre e elimina a distância de aprendizagem entre ele e um estudantes de classe alta”, destacou, aplaudido calorosamente pela plateia.

Por fim, disse que as mangas serão arregaçadas para trabalhar por uma das causas mais essenciais para a nossa cidadania. “O Sistema CACB está pronto para receber orientação e contribuições para chegarmos onde precisamos: na prática do ensino que promova o aluno e o faça crescer e crescer”, concluiu.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311