Economia circular na América Latina e projetos com contribuições significativas para o meio ambiente estiveram na pauta do evento Conexão Verde, do AL-Invest, realizado entre os dias 22 e 25 de outubro, dentro da programação da 50ª Assembleia da Associação Ibero-americana de Câmaras de Comércio, Indústria e Serviços (AICO), que ocorreu na Câmara de Comércio de Lima (CCL), na capital do Peru.
Participaram do evento dirigentes das entidades vinculadas à AICO, os representantes das entidades integrantes do consórcio AL-Invest Verde e os representantes das entidades com projetos apoiados na primeira convocatória do programa.
A Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) apresentou seu projeto no painel Otimização na cadeia do plástico. Além da iniciativa brasileira, também foram apresentados no painel projetos da Argentina, Chile, Colômbia e Peru.
“A Aciub e a FGV foram as duas únicas entidades do Brasil contempladas com recursos do consórcio na primeira convocatória do AL-Invest Verde”, destacou o superintendente da CACB, Carlos Alberto Rezende, que participou do evento. Ele elogiou a pluralidade dos projetos apresentados nas mesas-redondas e painéis.
“Tivemos um evento com debates bastante diversificados que contribuíram para ampliar nossa visão sobre as iniciativas e as particularidades de cada país”, completou. De acordo com os critérios de seleção dos projetos, as iniciativas escolhidas foram as que apresentaram avanços significativos e que poderiam servir como inspiração e referência em boas práticas para outros países.
Troca de experiências
Durante o evento, os participantes foram divididos em grupos para a troca experiências. Nos painéis e mesas-redondas foram discutidos temas como cadeias de valor sustentável na indústria agro alimentícia, transição para modelos de economia circular e casos de sucesso sobre como rentabilizar boas práticas verdes nas empresas.
Também foram debatidos assuntos como articulação público-privada, regulação verde para as cadeias de valor livres de desmatamento e regulação para impulsionar a transição para modelos mais circulares, eficientes no uso de recursos e de baixa emissão de carbono; e desenvolvimento sustentável. A conferência magna do evento teve como tema ‘Economia Circular na América Latina”.
Pela CACB, participaram do evento, o vice-presidente da Micro e Pequena Empresa, Itamar Manso; o superintendente, Carlos Rezende; a diretora de Relações Institucionais, Vitória Arruda; e a analista financeira do AL-Invest, Orielly Galimberti. Pela Aciub, estiverem presentes o superintendente, Márcio Bocchio; a gerente técnica do AL-Invest Verde, Janayne Nunes dos Reis. Pela FGV, participou a Sra. Beatriz Morganti Brandão, do programa de Sustentabilidade nas Cadeias de Valor da FGV.