Nesta quinta-feira (15), a CACB, representada pelo superintendente Carlos Rezende, marcou presença no evento que apresentou os projetos do AL-Invest Verde no Brasil.
O encontro destacou nove casos de sucesso que receberam investimentos do programa. Entre eles, o da Associação Comercial e Industrial de Uberaba (Aciub), intitulado “Economia Circular no Triângulo Mineiro”. O projeto tem o intuito de promover a produção, o consumo e a gestão integrada de resíduos sólidos ambientalmente responsáveis e com base nos princípios da economia circular.
Dentre os objetivos propostos, está o aumento das vendas das MEs e EPPs da região selecionada. Para isso, será feita a adoção de produtos, processos e serviços mais eficientes no uso de recursos, apoiando uma transição inclusiva para um modelo econômico proposto.
Durante o evento, Pilar Blanco, representante da União Europeia, detalhou o funcionamento do AL-Invest e revelou que o investimento total é de 3,4 milhões de euros(aproximadamente 20.5 milões de reais), destinado a nove iniciativas no Brasil. Blanco ressaltou a importância do projeto para promover o crescimento sustentável e a inovação.
Carlos Rezende destacou que o Brasil é responsável por 50% dos indicadores do AL-Invest Verde e citou casos de sucesso, como os dos produtores de cerveja e os de ostras, que têm se destacado dentro da iniciativa. “Temos um grande trabalho pela frente no Brasil”, afirmou Rezende. Ele enfatizou que muitos empresários ainda associam a sustentabilidade a um aumento de custo imediato, uma visão que precisa ser revista. “Precisamos adotar uma perspectiva de longo prazo para enxergar os benefícios reais da sustentabilidade”, acrescentou.
Rezende aproveitou a oportunidade para convidar todos a participar do #ConexãoVerde+, um evento que visa promover a discussão e o avanço das práticas sustentáveis no Brasil. Ele será realizado na primeira semana de dezembro, no Pará.