Representantes da CACB participaram nesta terça-feira (12/12) de reunião com membros da Embaixada da Alemanha, em Brasília, para tratar de relações bilaterais e projetos de cooperação com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento econômico das empresas. O grupo foi recebido pela embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach.
Ela reforçou que há interesse em aprofundar as relações bilaterais, principalmente em questões globais como gerenciamento da crise climática e a transição energética global, além da cooperação científica. Atualmente, o Brasil é o parceiro comercial mais importante da Alemanha na América do Sul e o único parceiro estratégico do país na América Latina e no Caribe.
“Temos interesses em comum na busca de soluções e projetos sustentáveis, como o AL-Invest Verde. Também há a perspectiva de se trabalhar o Empreender em um enfoque internacional”, adiantou o superintendente da CACB, Carlos Alberto Rezende. Já o diretor do Diálogo Agropolítico Brasil-Alemanha (APD), Ingo Melchers, destacou que a iniciativa pretende realizar ações como seminários, webinars e viagens de intercâmbio, no Brasil e na Alemanha, relacionados a três eixos prioritários: financiamento, cadeias produtivas e bioeconomia.
O Diálogo Agropolítico (APD) entre a Alemanha e o Brasil é um instrumento binacional para intercâmbio técnico e político de experiências, perspectivas e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável do sistema agroalimentar em ambos os países. “Trabalhamos fortemente na intensificação do networking entre os parceiros e em iniciativas conjuntas entre governos, iniciativa privada, academia e sociedade civil”, disse o gerente de projetos do APD, Carlos Alberto dos Santos.
Também participaram do encontro, a chefe da divisão do Ministério de Alimentação e Agricultura da Alemanha, Marie-Luise Weckerling e a consultora em Comunicação Internacional da CACB, Katiuscia Sotomayor.