Imprensa
CAE

CACB participa de audiência pública sobre a Reforma Tributária no Senado

Anderson Trautman Cardoso, vice-presidente e coordenador do Comitê Jurídico da CACB, apresentou os pleitos da Confederação

27 de setembro de 2023 às 17:10

O vice-presidente e coordenador do Comitê Jurídico da CACB, Anderson Trautman Cardoso, participou, nesta quarta-feira (27), de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, para debater com os parlamentares os ajustes que a Confederação tem defendido ao texto da Reforma Tributária que deve ser votado até o início de novembro.

“Depois de um intenso debate na Câmara, conseguimos três importantes modificações no texto aprovado, mas ainda precisamos ajustar mais alguns pontos para que a Reforma contribua com o desenvolvimento do econômico”, disse Anderson, que esteve no debate a convite do senador Efraim Filho (União-PB).

A larga narrativa quanto ao aspecto de que a reforma não se propõe ao aumento de carga tributária foi o primeiro ponto levantado pelo vice-presidente da CACB. Ele aponta que, apesar disso, o texto apresenta apenas alíquotas de referência para IBS e CBS, mas sem estabelecer um teto limitador para a cobrança destes tributos. Além disso, aponta que nesse cálculo não está contemplado o imposto seletivo que será criado e, sendo assim, resultará em aumento de carga tributária.

“Se a intenção é não haver aumento de carga, ainda que global, é fundamental se atentar a esses pontos: definir uma alíquota teto para o IBS e a CBS e contemplar no valor da carga global o valor do imposto seletivo”, pontuou.

Anderson também destacou a importância de que não haja desincentivo às empresas do Simples Nacional, na medida em que deixarão de gerar crédito de PIS e Cofins, como ocorre hoje. “Estamos permitindo um novo sistema que vai desincentivar a aquisição de 99% das nossas empresas, já que o crédito para elas será muito menor do que será para aquelas do regime geral, de modo que poderíamos pensar em alternativas, como o crédito do valor integral da CBS, por exemplo”, disse.

É, também, pleito da CACB, que se inclua no texto a previsão de encaminhamento de Reforma Administrativa pelo Governo Federal para colaborar com a redução da carga tributária. “Defendemos que exista, de fato, um esforço também do Estado para o enfrentamento do déficit público, não apenas o aumento da contribuição do setor produtivo”, afirmou.

Foram tratados, ainda, pleitos da CACB relacionados à não-cumulatividade e a exclusão do texto da contribuição sobre produtos primários e semielaborados. Todos estes pontos integram um manifesto que a entidade divulgou na última terça-feira (26). Clique aqui e leia na íntegra.

Últimas Notícias

Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano
Ciclo de Debates 14 de março de 2025 às 15:07

Aldo Rebelo é o convidado do primeiro evento do ano

Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa” Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa”
Evento 14 de março de 2025 às 10:39

Sessão de Autógrafos em São Paulo: Alfredo Cotait Neto apresenta “A Luta Pela Livre-Iniciativa”

Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender
SISTEMA CACB 13 de março de 2025 às 16:27

Parceria com associação de Uberlândia (MG) fortalece o Programa Empreender

Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril
Parceria 13 de março de 2025 às 16:14

Encontro sobre automação comercial será realizado em São Paulo no início de abril

FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo
CELEBRAÇÃO 13 de março de 2025 às 15:42

FCS e Unecs iniciam mais dois anos de parceria em prol do empreendedorismo

Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas
Lançamento 13 de março de 2025 às 14:02

Núcleo PET RN é lançado com a participação de mais de 120 empresas

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel