O diretor secretário da CACB, Marco Kobayashi, participou, na quarta-feira (31), de reunião realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego para discutir a norma que limita o trabalho aos domingos e em feriados. “O ministro foi receptivo em nos ouvir. A nossa Confederação segue presente nas discussões referentes a este tema, tão sensível para os nossos associados. Não podemos aceitar que haja retrocessos em conquistas que beneficiam tanto o comércio, quanto os trabalhadores”, declarou Kobayashi.
Recentemente, o ministro Luiz Marinho anunciou que uma nova portaria, em fase de redação final, será publicada nos próximos dias e deverá entrar em vigor no dia 19 de fevereiro. Segundo ele, o novo texto trará uma lista de atividades consideradas essenciais e que fugirão à regra da proibição do trabalho em feriados, sem a necessidade de negociação coletiva.
O encontro foi apoiado pelas frentes parlamentares do Empreendedorismo e de Comércio e Serviços (FPE e FCS).
Além de Luiz Marinho, o encontro contou com a participação do secretário-executivo, Francisco Macena, e do secretário de Relações do Trabalho, Marcos Perioto. O deputado federal Joaquim Passarinho (PA) representou os setores do comércio pelo Poder Legislativo. Também participaram representantes de diversas entidades do setor produtivo.
Na próxima semana, um novo encontro como este deve ser realizado para discutir a possibilidade de que a nova portaria abranja ainda mais atividades.