Um novo recomeço, lastreado pelas difíceis experiências (pandemia, guerras e polarizações), está ganhando impulso pelo espírito público – a bandeira que o novo presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), Rodrigo Sousa Costa, vai erguer na sua gestão, que iniciou em janeiro deste ano e encerra em dezembro de 2024. “Não há mais espaço para omissão, privilégios para poucos e para o corporativismo”, destacou em seu discurso, na posse festiva, realizada na terça-feira (07), na Casa NTX.
Ele disse ainda que “os gaúchos abriram espaço para demonstrar, por exemplo, o caminho da superação das divergências para outros atores nacionais em nosso Brasil”.
Reconheceu que o Rio Grande do Sul, após décadas cultivando beligerâncias com oposições que assumiam estratégias de terra arrasada no pós-eleição, “conseguiu finalmente superar este movimento pelas próprias ferramentas de uma democracia que amadureceu pelo sofrimento, por ter chegado a um fundo de poço de ausência do Estado”.
Chamou a atenção para a responsabilidade das lideranças públicas e privadas de integrar o ativo histórico de seriedade das instituições gaúchas. Ele lembrou que “com o capital social de uma sociedade civil organizada que assumiu seu papel também como protagonista das mudanças, não há mais espaço para retrocessos”.
Depois de falar sobre a importância do associativismo (“que nos trouxe até aqui”), Rodrigo Sousa Costa enfatizou a missão que precisa ser cumprida: “continuar demonstrando que uma democracia madura tem que ser capaz de entregar resultados concretos pelo diálogo honesto”.
Explicou que o conceito de representatividade avança e evolui com credibilidade no RS, porque através das 180 filiadas, a Federasul consegue dar voz aos seus representados. Tudo por conta do processo de participação democrática, com cada associado. “Eles têm condições de influenciar nas decisões da Federação, simplesmente pelo conteúdo de suas ideias, pelo peso de seus argumentos”, destacou.
Posse
O presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait Neto, parabenizou Rodrigo Sousa Costa pela posse. Ao desejar sucesso e boa sorte em sua gestão, elogiou a postura do novo presidente em defesa do empreendedorismo. Disse que os empresários precisam de uma voz como a sua. “Tenho certeza de que Rodrigo deixará um grande legado para o Rio Grande do Sul”, finalizou.
Presidente da Assembleia Legislativa do RS, Vilmar Zanchin elogiou o grande time que integra a nova gestão da entidade. “Estou aqui para aplaudir a nova Diretoria que, tenho certeza, dará continuidade à caminhada de sucesso dessa entidade quase centenária e que muito contribui para o desenvolvimento das cidades gaúchas”. Disse ainda que, ao atuar de forma associativa a Federasul está conectada com o presente e olhando para o futuro, atenta às novidades que podem contribuir para impulsionar o desenvolvimento do estado. Assegurou, ainda, que a Assembleia Legislativa está de porta abertas para receber as demandas dos empreendedores gaúchos.
Em sua manifestação, o vice-governador do estado, Gabriel Souza, disse que a Federação ajudou a construir o Rio Grande do Sul e que tem se caracterizado, ao longo dos anos, como grande parceira dos governos na busca de soluções que promovam o desenvolvimento do estado. Ao referir a reeleição do atual governo, defendeu um Estado necessário para servir a sociedade.
Disse que a continuidade da gestão dá estabilidade e previsibilidade no trato da coisa pública. Garantiu que todas as reformas já implantadas no primeiro mandato, e que terão continuidade na nova gestão, visam o saneamento das contas públicas. Entretanto, garante que o Rio Grande do Sul está inaugurando um novo ciclo de valorização das pessoas, para oferecer serviços públicos de qualidade à população. “Precisamos do apoio da Federasul para enfrentar os desafios do século 21 e promover melhor qualidade de vida a todos”, afirmou Gabriel Souza.
Ana Claudia participa da posse do Conselho Estadual da Mulher Empreendedora da Federasul
Em uma rápida cerimônia, com a presença do governador do RS, Eduardo Leite, na primeira edição do Tá na Mesa deste ano, no dia 8 de março, foram empossadas as 48 mulheres integrantes do Conselho Estadual da Mulher Empreendedora da Federasul. As presidentes do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Ana Cláudia Badra Cotait, e do CME, Simone Leite, falaram sobre a importância feminina no processo econômico e lembraram a data que festeja o Dia Internacional da Mulher.
Das mulheres que participam do Conselho, dezenas delas já exercem a liderança em suas áreas de atuação e contribuem ativamente para o desenvolvimento social e econômico de suas comunidades e de outras mulheres, fazendo com que o feminino seja relevante na construção de políticas públicas e empresariais.
Ana Claudia, em sua fala, destacou a importância da criação de novos Núcleos e da qualificação das mulheres para a gestão dos negócios. Já Simone Leite anunciou sua meta de criar mais Núcleos e disse que o Conselho reúne mulheres líderes, que são inspiração para outras, pelo seu agir, pela coragem e pelos resultados entregues à sociedade.
“Vamos ampliar o número de Núcleos de Mulheres no estado, visando maior engajamento através do associativismo, para que todas se desenvolvam pessoal e profissionalmente”, garantiu Simone, afirmando também que o norte do trabalho será a busca pela equidade, além de incentivar e orientar as mulheres a ocuparem espaços de liderança.
Quatro são presidentes de Associações Comerciais e Industriais e outras são coordenadoras dos Núcleos de Mulheres em seus municípios. O Conselho conta, hoje, com 45 núcleo espalhados pelo estado do Rio Grande do Sul.
Texto: Federasul