1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / OFICINAS

CACB orienta entidades proponentes para condução técnica e financeira do Empreender Competitivo

Gestores de projetos das federações e associações comerciais estiveram em Brasília, na sede da CACB, para receber orientações referentes à execução do programa

17 de agosto de 2018 - 11:04

Nos dias 15 e 16 de agosto, a CACB reuniu em Brasília os gestores de projetos do Empreender Competitivo das federações de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte e Minas Gerais e representantes das ACEs de Jaraguá do Sul (SC), Nova Lima (MG), Brusque (SC), Caxias do Sul (RS), e Camaçari (BA). O objetivo do encontro foi orientar as entidades em relação à execução técnica e financeira do programa.

Primeiro dia

A abertura foi realizada pelo coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende. As oficinas das áreas técnica e financeira foram ministradas pelas analistas Anelise Rambo e Patrícia Rêgo, respectivamente.

Além disso, foram apresentados os resultados de uma pesquisa feita sobre o Empreender Convencional, implementado entre 2015 e 2017. O levantamento apontou os benefícios trazidos pelo projeto para as empresas participantes, além de traçar o perfil dos empresários participantes. A pesquisa foi realizada pelo psicólogo do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (Ibneuro), Fernando Miranda.

No segundo dia de oficina, a analista técnica, Anelise Rambo, apresentou aos participantes a metodologia “Fio Condutor”, que visa à fixação do conhecimento adquirido. Os próprios participantes fizeram um quadro relembrando as atividades feitas no primeiro dia. Anelise acrescentou aspectos relativos a envios de relatórios sobre os projetos realizados pelos núcleos setoriais, além de questões sobre documentação, aplicação de logos e outros requerimentos exigidos pelo programa.

Após a parte de gestão e execução técnica, a analista financeira, Patrícia Rêgo, explanou questões sobre a distribuição de recursos usados nos projetos, o acompanhamento financeiro das ações feitas pelos núcleos, prestação de contas pelas entidades. Os participantes puderam tirar dúvidas sobre questões pertinentes ao sistema financeiro.

O Portal Empreender foi o terceiro tema do dia. O gestor sênior do Empreender, Renato Rossi, ressaltou que o Portal é a principal ferramenta de registro de atividades relacionadas ao Empreender. Trata-se de uma plataforma que contém espaço para retirada de dúvidas, divulgação das campanhas de comunicação do programa e envio de relatórios para prestação de contas.

Em seguida, foi abordado, pelo coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende, o AL-Invest 5.0. O programa é uma iniciativa de cooperação internacional promovida pela União Europeia, que fomenta, por meio de ações de associativismo, o fortalecimento das micros e pequenas empresas da América Latina.

Ao final da tarde, a Oficina de Condução da Execução Técnica e Financeira do Empreender Competitivo foi encerrada.

Fonte: Empreender

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311