1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / GESTÃO

CACB lança projeto Transformar em Minas Gerais

Em parceria com o Sebrae e a Federaminas, gestores de associações comerciais serão capacitados em temas como desenvolvimento econômico local, prestação de serviços aos pequenos negócios, soluções digitais e acesso à justiça

26 de agosto de 2020 - 12:25

A CACB, em parceria com o Sebrae e a Federaminas, lançou nesta quarta-feira (26) o projeto Transformar em Minas Gerais. O programa visa o fortalecimento dos pequenos negócios a partir do desenvolvimento organizacional das associações comerciais e empresariais (ACEs), prevendo o aumento da competitividade das empresas e das entidades de representação empresarial locais, através de estratégias para a melhoria da gestão e do portfólio de serviços e produtos disponibilizados.

Durante a live de lançamento do projeto, o presidente da CACB, George Pinheiro, destacou a importância do Transformar para o desenvolvimento das ACEs e colocou o time de Confederação à disposição da Federaminas para a execução dos trabalhos. “Pensamos em um modelo que permita fortalecer as nossas entidades”, disse.

Carlos Melles, presidente do Sebrae, disse que um bom líder consegue participar muito bem da gestão do desenvolvimento da sociedade, um dos objetivos do Transformar. Melles também lembrou da importância de as ACEs se envolverem nas eleições municipais, que acontecem este ano. “Uma liderança próxima do ambiente político permite melhor proveito das decisões para seus liderados”, pontuou.

Diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick também lembrou das eleições deste ano e falou do papel das entidades na construção dessa relação com a política. “As lideranças que estão nas regiões é que vão revelar esse novo Brasil que vamos construir através da pro-atividade das nossas associações e, assim, transformar o país naquilo que a gente quer”, disse.

A execução do programa foi iniciada em Minas Gerais, em maio, quando ACEs da região do Médio Piracicaba começaram a participar de capacitações focadas na otimização da gestão das entidades, fato destacado pelo presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues. Para ele, o projeto vai desenvolver lideranças, fortalecer competências e gerar resultados positivos a todos os envolvidos. “Nós, enquanto líderes, temos que ouvir o desejo e as necessidades dos empresários e entendemos que o Transformar é uma grande oportunidade para isso”, apontou.

“O programa se encaixa como uma luva em todo o trabalho que a gente vem fazendo, de pegar as demandas individuais e transformá-las em coletivas. Estamos falando da melhoria do tecido empresarial, um aspecto que temos trabalhado muito no desenvolvimento local”, disse Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae/MG.

O projeto

Eduardo Vieira, coordenador nacional do Transformar, foi o responsável por apresentar a metodologia do projeto e como ele deve funcionar. “O piloto rendeu bons frutos que, agora, nos levaram a estender o programa para todo o estado”, disse.

O coordenador destacou pontos como capacitação de lideranças para o desenvolvimento econômico local, prestação de serviços aos pequenos negócios, soluções digitais e acesso à justiça. Segundo ele, além de Minas Gerais, o projeto já está em fase de desenvolvimento no Espírito Santo, Distrito Federal e Maranhão. Em Goiás, Mato-Grosso, Rondônia e Tocantins ele deve chegar em breve.

Também participaram do lançamento Gilberto Socoloski Junior, analista técnico da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, e Gilmar Barboza, consultor do Transformar.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311