O presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), George Pinheiro, anunciou nesta terça-feira (10) que a entidade vai promover este ano um debate sobre cooperativismo de crédito. A ideia é incentivar lideranças das Associações Comerciais do país a conhecer como funcionam as cooperativas de crédito e mostrar as contribuições e impactos gerados pelo cooperativismo no desenvolvimento das comunidades.
Em um primeiro momento, a CACB realizará um workshop sobre o tema, direcionado principalmente aos presidentes e executivos das Associações Comerciais das principais cidades do país onde ainda não há cooperativas de crédito instaladas. O evento, com data a ser definida, deve acontecer entre os meses de abril a maio, e terá duração de dois dias.
A partir daí, a Confederação deve dar continuidade às ações de apoio à implementação de cooperativas de crédito nessas localidades, conforme explica o coordenador do projeto, Rainer Zielasko. “O objetivo é difundir as boas práticas e resultados do cooperativismo de crédito, mostrando a importância das cooperativas no desenvolvimento das comunidades e a forma de se inicia-las”, destaca Zielasko, referindo-se ao workshop, que também visa a promover um intercâmbio entre os participantes.
No Brasil, o cooperativismo de crédito teve início em Nova Petrópolis/RS, em 1902 com a primeira Cooperativa de Crédito da América Latina. Atualmente o país ocupa a 16ª melhor posição mundial e a sexta melhor colocação no ranking das maiores instituições financeiras do país.
Fonte: Assessoria de Imprensa/CACB