
Foto: CACB
Está faltando braço para a CACB colher os frutos de sua projeção política. Ao longo do ano passado, a entidade promoveu ações importantes como os ciclos de debates, com a presença de personalidades como os presidentes da Câmara e do Senado e ministros, ou a sessão solene, realizada em junho de 2024, no plenário do Congresso Nacional, em comemoração aos cinco anos da Lei da Liberdade Econômica (LLE), quando cerca de 400 associados se fizeram presentes.
Esses eventos aumentaram a visibilidade da Confederação no cenário político e na imprensa nacional, mas para dar vazão e continuidade ao peso que a CACB vem alcançando, é preciso reforçar o sistema. Para isso, foi criado o Conselho G50+, grupo formado por representantes de associações comerciais com forte atuação no sistema associativo.
“Seria muito interessante que, por exemplo, a cada semana um representante do G50+ acompanhasse as reuniões da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE) ou da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS)”, explicou Carlos Rezende, superintendente da CACB. Nessas reuniões são discutidos projetos de interesse dos empreendedores e, frequentemente, representantes da entidade estão presentes.
Com apoio do G50+, a CACB também poderia ampliar sua presença em órgãos federais como os Ministérios do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte ou do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com ajuda de representantes do novo conselho. A CACB já participa de audiências públicas no Congresso Nacional ao lado de outras entidades como a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) e integra a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs).

Foto: Ana Gabriela/CACB
G50+
O presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, explicou que o grupo tem esse nome, mas que não é um limitador. “Esse aqui é o pontapé para darmos mais força ao sistema, estamos começando assim”, disse ele conclamando os integrantes do grupo a aderirem ao propósito. “Temos que nos dar as mãos, portanto, eu peço que vocês compreendam o significado do que estamos fazendo através do associativismo”.
O G50+ está de acordo com o estatuto da CACB, mas as associações precisam ser federadas e os direitos não prevalecem sobre as federações. “O que fizemos foi criar este conselho para que a gente continue crescendo”, explicou Carlos Rezende.
Opinião semelhante tem o presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), Márcio Luiz. Em menos de dois anos, a entidade aumentou o número de associações de 55 para 75. “A CACB vive o seu melhor momento quando olha para a sua base. O mínimo que devemos fazer é levar o nome da CACB aonde nós vamos, em todos os nossos vídeos”.
Assim como Márcio, todos os outros 57 integrantes do G50+ tiveram espaço para se apresentar e contar suas dificuldades e expectativas ao participar do grupo. Apresentações essas que foram acompanhadas atentamente pelo presidente Cotait.
“Nós do Paraná temos certeza de que vamos contribuir muito, se deixarmos de fazer vai doer no nosso coração” – Antônio Deggerone, presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP).
“Além do institucional, é preciso pensar na sustentabilidade das nossas associações. Essa é uma expectativa que eu trago para o grupo.” – Rodrigo Geara, superintendente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil).
“Há vinte anos saímos de duzentos e cinquenta associados. Hoje somos quase onze mil.” – Roberto Oshiro, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG)
“É muito importante entender o gasto, porque a partir disso podemos entender o mecanismo de fiscalização.” – Valmir Rodrigues, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas).
G50+ nasce conectado
Os representantes do G50+ receberam de presente um cartão com um QR Code. Através dele, os presidentes das entidades poderão acessar diretamente o aplicativo da CACB com informações sobre o sistema, notícias atualizadas, serviços e até o Gasto Brasil, que será lançado em abril em uma ação conjunta da CACB com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).