A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) deu um importante passo para o desenvolvimento do ambiente empreendedor de Alagoas com o lançamento da nova fase do programa O Poder da Rede. A iniciativa, que já apoia diversas associações comerciais em todo o Brasil, visa fortalecer essas organizações e ampliar sua visibilidade no mercado. Ela está sendo implementada em Maceió e já demonstra resultados positivos, com representantes de 10 municípios alagoanos participando.
A ação foi realizada durante dois dias de apresentações e planejamento estratégico. Kennedy Calheiros, presidente da Associação Comercial de Maceió e da Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas (Federalagoas), destacou que o principal objetivo da iniciativa é oferecer formação e mentoria para empresários, além de facilitar a conexão entre as associações comerciais e suas empresas associadas, promovendo assim o crescimento dos negócios. “Estamos certos de que fortalecer as instituições é essencial para o desenvolvimento econômico de Alagoas”, afirmou.
“Com este programa, estamos fornecendo aos nossos associados as ferramentas necessárias para que os empresários alagoanos possam expandir e se tornar mais competitivos. Estamos apresentando estratégias que viabilizam o trabalho das entidades e fornecendo recursos para o monitoramento das atividades e resultados”, complementou.
O Poder da Rede é uma iniciativa que utiliza metodologia dos programas Empreender e AL-Invest Verde, que tratam da cultura associativista, de gestão, desenvolvimento local e prestação de serviços. Ele representa um avanço para o desenvolvimento do setor produtivo no estado. Ao proporcionar capacitação, mentoria e oportunidades de networking, O Poder da Rede contribui para o fortalecimento dos empreendedores, gerando empregos e renda, e impulsionando a economia alagoana.
O programa Empreender é desenvolvido pela CACB e já atendeu mais de 100 mil empresários. Atualmente, está sendo implementado em diversas associações comerciais. A metodologia busca o fortalecimento das micro e pequenas empresas: consiste na união dos empresários em pequenos núcleos de um mesmo segmento para aumentar a competitividade por meio de parcerias.
O AL-Invest Verde é um programa desenvolvido pela CACB, liderado pela Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (sequa) e financiado pela União Europeia, que busca promover o crescimento sustentável e a geração de empregos na América Latina. Para isso, investe em projetos e inovações que favoreçam uma economia circular e de baixo carbono. O objetivo é fortalecer a competitividade das micro e pequenas e empresas promovendo o desenvolvimento econômico na região por meio de práticas sustentáveis.