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CACB inscreve três projetos na Competição Mundial das Câmaras de Comércio

Premiação será em setembro, durante o 10º World Chambers Congress. Impostômetro, Empoderamento da Mulher Empresária e Observatório Social de Maringá-PR foram inscritos na competição

10 de maio de 2017 - 15:23

Finalista em 2005, vencedora em 2007 e participante do conselho dos jurados em 2009, 2013 e 2015, a CACB participará mais uma vez da Competição Mundial das Câmaras de Comércio, em setembro. A confederação também encorajou seus associados a inscreverem projetos para concorrerem ao prêmio.

A Competição, que acontecerá durante o 10º Congresso Mundial das Câmaras de Comércio (World Chambers Congress), realizado em setembro, em Sydney, Na Austrália, é a principal premiação global de reconhecimento de projetos inovadores desenvolvidos por câmaras de comércio e indústria de todo o mundo. Uma oportunidade única para exibir boas ideias a empresários de mais de cem países.

Foto: Reprodução/ICC

Para a concorrência deste ano, o sistema CACB inscreveu três projetos: Impostômetro, Empoderamento da Mulher Empresária e Observatório Social de Maringá.

Impostômetro

Implantado em 2005 pela Associação Comercial de São Paulo, o impostômetro é um painel que registra o montante de dinheiro arrecadado pelo governo nos tributos embutidos em todos os produtos de consumo pagos pelos brasileiros. Os valores apresentados são obtidos de fontes de dados oficiais de arrecadação nos níveis federal, estadual e municipal.

A partir dos números obtidos, são feitas estimativas, que são ajustadas quando ocorre divulgação dos valores oficiais. O objetivo principal do projeto é instigar o cidadão a dar mais atenção à questão tributária, exigir de seus representantes a contrapartida desses valores em serviços públicos e fiscalizar a aplicação dos mesmos.

Empoderamento da Mulher Empresária

O Conselho Nacional da Mulher Empresária, da CACB, está há 15 anos promovendo o empoderamento das mulheres, com o objetivo de reduzir a desigualdade de gênero e suscitar o desenvolvimento sustentável com responsabilidade social.

A ideia do projeto é estimular mudanças de comportamento para melhoria do posicionamento da mulher, não apenas como empresária, mas também em posições de alta liderança no mercado brasileiro e na política.

O projeto é todo desenvolvido por mulheres voluntárias e as atividades são custeadas por elas, com o apoio das associações comerciais, federações e confederação. Geração de emprego e renda, desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, desenvolvimento de lideranças políticas e a promoção e ampliação das redes de negócios locais estão entre os resultados obtidos com o projeto.

Observatório Social

Idealizado após um episódio de corrupção que desviou cerca de R$ 100 milhões no município de Maringá, interior do Paraná, o Observatório Social é uma organização não-governamental, sem fins econômicos e sem vinculação político partidária, que, assim como o Impostômetro, tem como objetivo conscientizar empresas e população sobre a importância dos impostos, além de realizar a fiscalização dos gastos públicos em tempo real.

Para que o projeto seja viável, empresas parceiras contribuem financeiramente, ou com a cessão de estagiários e espaços e com prestação de serviços sem custos à entidade. A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) é uma das instituições mantenedoras do projeto.

A iniciativa foi premiada em 2009, no V Concurso Experiências em Inovação Social, promovido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (Cepal). Também ganhou o primeiro lugar, no ano de 2015, na categoria Justiça e Cidadania, no XII Prêmio Innovare, a mais alta premiação nacional realizada pelo Poder Judiciário.

A CACB apoia a inscrição destes projetos por acreditar que o reconhecimento nacional e internacional destas iniciativas auxiliará o acesso a importantes atores dos setores público e privado, além de permitir que as ideias sejam implementadas em outras Câmaras, garantindo a melhoria e fortalecimento do sistema mundial de câmaras de comércio.

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