Imprensa
SETOR PRODUTIVO

Parlamentares e lideranças empresariais alertam para riscos de alteração na jornada de trabalho

CACB participou de reunião que considerou prudente realizar discussões com todos os setores antes realizar mudanças

4 de fevereiro de 2026 às 17:20

O deputado Luís Carlos Gomes e o vice-presidente da CACB, Anderson Trautman Cardoso. Foto: Daniel Fagundes/ Trilux

Nesta quarta-feira (4), deputados e senadores da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços (FCS) e lideranças empresariais discutiram as propostas do Congresso Nacional para flexibilização da jornada de trabalho. Foi consenso entre os participantes a necessidade de se realizar discussões com todos os setores econômicos antes de realizar alterações no modelo atual, que tem variações de acordo com categorias profissionais e áreas de atividades.

“É um tema de extrema relevância, especialmente para as micro e pequenas empresas, que vai pautar a agenda do Congresso este ano. Acompanharemos de perto pois é um assunto que afeta diretamente o setor produtivo do país”, destacou o vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Anderson Trautman Cardoso, que participou da reunião.

O presidente da FCS na Câmara, o deputado Domingos Sávio (PL-MG), considerou o tema bastante estratégico e avaliou como necessária a realização de um debate transparente. “É um assunto que exige prudência, pois existem atividades distintas. Mudanças abruptas podem ter impactos insuportáveis para quem empreende e gerar desempregos”, alertou. “Reconhecemos os direitos, mas há uma responsabilidade sobre essa pauta, que não pode ser resolvido em regime de urgência, principalmente em ano eleitoral”, acrescentou.

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) abordou as preocupações econômicas dos empregadores. Segundo ele, a redução da jornada de trabalho implica em planejar fluxos, escala de pessoal e folha de pagamento, que exigirá tempo e capacidade de ajuste por parte das empresas. “Alguns setores e empresas poderão enfrentar dificuldades significativas para se adaptar à nova regulamentação”, argumentou. Para o parlamentar, será preciso que governo reveja a tributação aos empreendedores para compensar a mudança.

Na avaliação de Efraim Filho (União-PB), presidente da FCS no Senado, o tema não deveria ser colocado em discussão em ano eleitoral e que a alteração proposta pode jogar ainda mais peso no setor produtivo, que terá mais gastos com encargos. “Vamos fazer a concertação da proposta para se alinhe esse anseio, mas que a conta não venha para quem produz”, enfatizou.

Leonardo Severini, presidente da União das Entidades de Comércio e Serviços (Unecs), da qual a CACB faz parte, defendeu um aprofundamento do debate para ter um entendimento sobre a alteração de jornada que não prejudique o setor produtivo. Pela CACB, também participou da reunião o diretor de Relações Institucionais, João Andrade. Estiveram presentes vários deputados de diferentes partidos e representantes de entidades ligadas ao setor empresarial.

Senador Efraim Filho entre deputados Domingos Sávio e Luiz Gastão na reunião da FCS. Foto: Daniel Fagundes

Últimas Notícias

CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA
LIDERANÇA FEMININA 11 de setembro de 2026 às 17:21

CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA

Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios
REFORMA TRIBUTÁRIA 10 de setembro de 2026 às 17:09

Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios

Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional
NA MÍDIA 9 de setembro de 2026 às 17:22

Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional

Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF
NOTA PÚBLICA 9 de setembro de 2026 às 14:03

Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF

CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment
AVISO DE PAUTA 9 de setembro de 2026 às 11:57

CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment

Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições
VITÓRIA DO ASSOCIATIVISMO 3 de setembro de 2026 às 18:50

Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel