1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / COLÔMBIA

CACB fala sobre cadeias produtivas na reunião do Conselho de Administração da Aico

George Pinheiro falou sobre experiências de sucesso obtidas através da metodologia do Programa Empreender, da CACB em parceria com o Sebrae

24 de abril de 2018 - 15:06

Representando a CACB na reunião do Conselho de Administração da Associação Ibero-Americana de Câmaras de Comércio, Indústria e Serviços (Aico), o presidente George Pinheiro participou nesta terça-feira (24) do painel “Cadeias Produtivas a Serviço da Integração Ibero-americana”.

A mesa discutiu a importância das cadeias produtivas para o desenvolvimento local e internacional das empresas ibero-americanas. Exemplos de clusters de sucesso foram apresentados pelas entidades, como forma de incentivo ao trabalho em conjunto.

George Pinheiro falou da experiência obtida com a metodologia do Programa Empreender, da CACB em parceria com o Sebrae, que reúne empresários de um mesmo segmento em núcleos, detectando problemas e buscando soluções em prol do desenvolvimento das micro e pequenas empresas locais.

“O Empreender trabalha há mais de 20 anos no Brasil e já atendeu, aproximadamente, 70 mil empresas em todos os estados brasileiros. Os resultados nos mostram que quando as empresas operam em grupo, ampliam suas possibilidades de crescimento dos negócios”, disse Pinheiro.

Núcleo de Vitivinicultores, Quilombo-SC

Como exemplo de sucesso do Empreender, George Pinheiro apresentou o Núcleo de Vitivinicultores, da cidade de Quilombo, em Santa Catarina, que reúne pequenos produtores de vinho da região. São famílias agricultoras que cultivam a tradição da produção de uva e vinho de seus descendentes. O grupo tinha como objetivo promover a transição da produção artesanal para a produção comercial por meio de ações tecnológicas e melhorias na produção.

Após discussões em grupo e cursos de capacitação para o conhecimento de novas técnicas, foi padronizada a elaboração do vinho, sendo as regras passadas e orientadas para cada produtor. O projeto gerou aumento de renda, assim como o incentivo para um maior investimento em ampliações de parreiras e inovações do setor, tornando-se referência em todo o estado e vencedor do Prêmio Empreender 2015.

Núcleo Setorial de Turismo, Socorro-SP

Outro caso de sucesso apresentado pelo presidente da CACB, está o do Núcleo Setorial de Turismo, da cidade de Socorro, interior de São Paulo, município destaque no setor, principalmente para aqueles que buscam experiências conectadas com o interior, como visitas em casarões de século passado, bons restaurantes e feiras de ruas. O objetivo do grupo era aumentar a quantidade de postos de trabalho e faturamento, além de melhorar o atendimento das 31 empresas participantes.

“Todos os resultados esperados com o projeto foram alcançados, sendo registrado um aumento de 26,2% de postos de trabalho e até 34,2% em faturamento. O núcleo aumentou em mais de 50% sua cartela de clientes, sendo que o objetivo inicial era superar 15%”, contou Pinheiro.

Também participaram do painel Peter Hill, presidente da Cámara de Comercio de Santiago; José Ortega Hidalgo, presidente da Cámara de Comercio, Agricultura e Industrias de Colón; Joan Canals, presidente da Cambra Oficial de Comerç, Indústria, Serveis i Navegació de Barcelona; e do presidente da Aico, Julián Domínguez.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311