CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / PARCERIA

CACB e Sebrae promovem encontro do projeto Transformar no dia 02 de setembro

Na pauta, a Empresa Simples de Crédito, a Semana Brasil, e a Capacitação para Lideranças Femininas, com o objetivo de melhorar o desenvolvimento econômico local dos municípios brasileiros

27 de agosto de 2021 - 17:47

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), por meio do projeto Transformar, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmam, na próxima quinta-feira, 2 de setembro, às 09h, uma parceria para estimular a ampliação das chamadas Empresas Simples de Crédito (ESC), destinadas a realizar operações de empréstimo, de financiamento e de desconto de títulos de crédito exclusivamente com recursos próprios, de maneira formal e simplificada.

As ESCs – pessoa jurídica constituída formalmente como empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli), empresário individual ou sociedade limitada que atua apenas na cidade onde está a sede e nos municípios limítrofes – têm como objetivo facilitar as operações de crédito para microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte, ampliando a oferta de empréstimos aos pequenos negócios, com juros mais baixos e melhores condições de acesso.

Por reconhecerem a importância da liberdade do cidadão para emprestar seu próprio dinheiro e de estimular o desenvolvimento local dos municípios, a CACB e o Sebrae se unem para levar às associações comerciais e empresários de todo o país o conceito da ESC, no intuito de ampliar o número de empresas do tipo, em funcionamento no Brasil desde abril de 2019, quando o presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a lei que regulamenta a atividade.

O Sebrae espera alcançar a marca de 1 mil ESC em operação, o que deve significar um aumento no faturamento das empresas, geração de mais empregos e a movimentação da economia do Brasil. De acordo com dados da entidade, estão em funcionamento, hoje, 852 ESC, sendo a maioria delas em São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Com o apoio do Transformar, a CACB vai usar sua capilaridade para ampliar este número e ajudar os pequenos negócios a retomarem seu crescimento, neste momento em que a pandemia tem sido amenizada pela vacinação da população e as empresas começam a retomada do seu pleno funcionamento.

O encontro da próxima quinta-feira vai esclarecer de forma mais ampla o funcionamento e de que forma o empreendedor pode ter a sua própria ESC. Além dos presidentes das duas entidades, também participa o analista Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Giovanni Beviláqua.

Semana Brasil

Na ocasião, o secretário de Publicidade e Patrocínio do Ministério das Comunicações, José Ricardo da Veiga, também fará o lançamento da Semana Brasil para o Sistema das Associações Comerciais. A terceira edição da iniciativa acontece entre os dias 3 e 13 de setembro, com o objetivo de aquecer o comércio em setembro, um dos meses em que, tradicionalmente, o consumo em vários segmentos tende a ser menor.

A CACB é apoiadora da Semana Brasil desde a sua primeira edição, em 2019, e convocou todos os associados a mobilizarem lojas de diferentes setores, como alimentação, eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, cosméticos, produtos de higiene e material esportivo, a oferecerem descontos aos consumidores dos seus municípios. Para saber mais, acesse https://www.gov.br/semanabrasil/.

Ainda no mesmo encontro, a presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME) da CACB, Tânia Rezende, lança a Capacitação para Lideranças Femininas, que além de ajudar na estruturação dos grupos já existentes, vai trabalhar pela criação de novos núcleos femininos, objetivando a ampliação da participação das mulheres no empreendedorismo brasileiro e, consequentemente, estimulando que elas assumam cargos de liderança na sociedade.

Serviço

Lançamento da parceria CACB/Sebrae para a ampliação das Empresas Simples de Crédito e lançamento da Semana Brasil

Data: 02 de setembro de 2021

Horário: 9h

Como participar: https://bit.ly/3B753Vg

Inscrição gratuita

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311